ADSL: Calcular a Velocidade de Download Com Base na Banda Mínima Garantida

Aprenda a se virar com unidades de medida bitrate para entender efetivamente qual velocidade se esperar da sua conexão ADSL

Como se pode prever a velocidade de download de uma conexão ADSL, o xDSL, conhecendo a velocidade prometida pelo provedor e a banda mínima garantida colocada à disposição?

O desserviço dos operadores DSL são numerosos e comprovados, mas às vezes, uma pitada de conhecimento a mais poderia ser útil para evitar stress e nervosismo. Eis aqui, portanto, algumas informações básicas para apurar se, efetivamente, a nossa ADSL é lenta ou se nós mesmos fizemos algumas avaliações erradas.

ADSLspeed.jpg

Photo credit: cerae

Diferença entre DSL Assíncrona (ADSL) e Síncrona (SDSL)

Asymmetric Digital Subscriber Line é uma conexão a banda larga que tem uma velocidade de upload inferior a de download. Para uso doméstico ou não profissional, portanto, a ADSL é a mais comercializada até que não exista a necessidade de enviar para fora uma grande quantidade de dados, por enquanto o fluxo maior é o de ingresso de dados. Ao contrário, uma DSL simétrica (SDSL) garante uma velocidade igual de
ingresso e saída.

Diferença entre Megabit e Megabyte, ou seja, entender a real velocidade das conexões

Muitas vezes, se espera de uma conexão DSL de 4 Mbps (Megabit por segundo) uma velocidade de download de 4 MB/seg (Megabyte por segundo). Um byte, porém, é composto de 8 bits, um kilobyte é composto de 1024 bytes, um megabyte de 1024 kilobytes. A quantidade de variabilidade de medida na velocidade pode gerar uma confusão, mais ou menos, desejada nas propostas comerciais.

Este é o esquema que mostra a velocidade de uma hipotética conexão de 4 Mbps respectivamente em bit, byte e megabytes:

  • Uma conexão publicizada a 4 Mbps baixa no máximo a:

– 4 Megabit por segundo
– 500 Kbyte por segundo
– 0,5 Megabyte por segundo

Portanto, o download de um arquivo de 100 Mb com uma linha a 4 Mbps deveria requerer 200 segundos com o browser que indica uma velocidade de dowload igual a 500 Kb/seg.

A banda mínima garantida

Todos os provedores, porém, garantem uma velocidade mínima muito, muito inferior à velocidade utilizada para as ofertas comerciais. Para se ter uma idéia das reais performances de uma conexão ADSL é necessário
fazer o cálculo efetuado acima com a banda mínima garantida, e não com a velocidade publicizada.

Mas atenção, muitas vezes a banda mínima garantida vem expressa em Kilobit! O computador pode mostrar a velocidade em Kilobyte, e 1 Kilobyte = 8 Kilobit. Entendeu? Divida a banda mínima garantida por 8 e obterá o valor que, presumidamente, será mostrado no seu computador no download (no caso em que mostra em
Kilobyte).

Vamos pegar um arquivo de 10 Mb para baixar no computador e ver qual é o tempo máximo de download que devemos esperar com as várias bandas garantidas:

  • 128 Kilobit/seg -> 11 minutos de download no máximo com uma velocidade de transferência de 16 Kilobyte/seg
  • 256 Kilobit/seg -> 5,5 minutos de download no máximo com uma velocidade de transferência de 32 Kilobyte/seg
  • 512 Kilobit/seg -> 2,5 minutos de download no máximo com uma velocidade de transferência de 64 Kilobyte/seg

Como calcular a banda efetiva da conexão de sua ADSL

1. Clique no link aqui e verifique a velocidade de download da sua conexão
2. Marque a velocidade expressa em Kbps (Kilobit por segundo)
3. Verifique qual é a velocidade mínima garantida do seu contrato e, sobretudo, se é expressa em Kilobit (deveria ser assim)
4. Clique aqui, insira o valor na caixa de texto e aparecerá a velocidade convertida em outras unidades de medida (Kilobyte, Megabyte, etc.)

Concluindo, muita desorientação é gerada pela confusão que fazem entre Kilobit e Kilobyte.

Espero não ter errado nos cálculos pois, minha cabeça já está rodando! Mas, se o tiver cometido me escreva e farei a correção.

Comments

comments