Modem ou Roteador ADSL, Como Escolher

Comprar sem erros entre as numerosas ofertas

Considerando as numerosas ofertas para conexão ADSL disponíveis no mercado, é arriscado perder de vista um fator de escolha muito impotante: um bom modem ADSL para a conexão ou um roteador.

Além das ofertas de conexão que podem variar pela velocidade, preço e outras características, o modem ADSL também é disponível com numerosas funcionalidades que podem facilitar, decisamente, a navegação e podem colocar a disposição muitos serviços adicionais de extrema utilidade.

Geralmente nas ofertas de serviço de conexão à internet já vem incluso o modem ADSL, os provedores o oferecem aos usuários para simplificar a utilização do serviço. Mas, talvez fosse o caso de conhecermos um pouco melhor as ofertas diponíveis no mercado também para o modem. Vamos tentar esclarecer e fazer um pequeno e simples guia para orientação, tentando simplicar ao máximo os termos e explicações, a fim de não nos perdermos em detalhes técnicos não úteis à escolha.

Modem ADSL e roteador, a diferença

Com o termo modem ADSL queremos dizer o aparelho que realiza a conexão à internet através da linha telefônica. O modem fornece a conexão a, pelo menos, um computador através de um cabo de rede (ou mesmo USB).

O roteador é um aparelho que “distribui” a conexão a X computadores simultaneamente. Tal distribuição pode ocorrer mesmo sem fio, nesse caso o roteador é, geralmente, chamado de Access Point Wireless.

hub

Esta é a parte de trás de um roteador que conecta em rede 4 computadores através do cabo Ethernet (Photo Credit: Daniel McCoy)

wifi

Este é a parte traseira de um access point, que conecta em rede X computadores com conexão Wireless graças à antena. Aquela entrada (RJ45) serve para conectá-lo à rede, não ao cabo telefônico. Portanto, este Access Point não realiza a conexão à internet, mas pode distribuir uma já disponível que é passada por uma cabo de rede. (Photo Credit: Patataj)

Geralmente o roteador tem sempre a necessidade de um modem que lhe forneça a conexão à internet, pois o dever do roteador não é o de executar a conexão, mas o de conectar diversos PCs entre eles distribuindo uma eventual conexão à internet.

Também estão disponíveis e muito difusos os Modems ADSL com roteador integrado. Nesse caso, atrás do modem são visíveis X conectores de rede (chamados HUB), que permitem que o modem se conecte a X computadores (somente com cabos de rede, não com cabos USB).

O que encontramos nas lojas

Preste atenção pois, nas lojas encontramos diversas tipologias de aparelhos aparentemente iguais (para quem não é experiente):

  1. Modem ADSL
    Serve para realizar o acesso à internet, ele se conecta a um computador com um cabo de rede ou com um cabo USB.
  2. Modem ADSL com HUB (roteador integrado)
    Executa o acesso à internet, mas pode distribuir a conexão a X computadores através de cabos de rede.
  3. Access Point Wireless
    Serve para distribuir a conexão proveniente de um modem pré-existente a X computadores, sem fio.
  4. Modem ADSL com Access Point Wireless integrado
    Executa a conexão à internet e, no mesmo tempo, distribui a conexão a X computadores, sem fio.

Sugiro que você preste atenção pois, o modem ADSL e o roteador, embora tenham as especificações técnicas impressas em suas embalagens, podem ser confundidos facilmente, e adquirir um Access Point Wireless pensando que funcione também como um modem ADSL é um erro mais comum do que se possa imaginar (de fato, aconteceu comigo).

Para telefonar com a internet (VoIP)

Além da conexão ADSL, muitos provedores fornecem a possibilidade de telefornar através da internet (VoIP), apesar de que eu aconselho que você experimente primeiro os diversos serviços de Voice Over IP sem contratos e que requerem somente uma conexão sem fio.

Em particular, prove o Truphone, um software gratuito que você instala em smartphones de nova geração com o fim de telefonar via internet utilizando o roteador e não a rede da sua operadora (leia o review sobre o Truphone).

Se, ao invés disso, você estiver interessado em VoIP mas, prefere optar pela comodidade do telefone tradicional, existem muitas operadoras capazes de fornecer telefonia via internet com a linha de dados. Neste caso, existem 3 possibilidades:

  1. Utilize um roteador predisposto (router VoIP) ao qual se conecte um telefone comum.
  2. Utilize um “telefone VoIP” (muito caro) e o conecte a um simples roteador com um cabo de rede.
  3. Adquira um adaptador que consinta de conectar um telefone normal a um roteador normal (adaptador VoIP).

Protocolos de conexão (ADSL2+)

Atenção, todo provedor fornece conexão à internet com um protocolo bem preciso. Todo Modem ADSL, por sua vez, é compatível com diversos protocolos.

Mesmo se, em geral, os modems e os roteadores no mercado são sempre compatíveis com todos os protocolos que os provedores usam para fornecer conexão à internet, é melhor verificar na embalagem se o modem ADSL que você está comprando é compatível com o protocolo utilizado pelo seu provedor.

Particularmente, aconselho que você adquira, se possível, um modem ADSL compatível com o protocolo de seu provedor e que ele seja, ao mesmo tempo, compatível com o protocolo ADSL2+ para as velocidades de conexão superiores a 4Mbps, caso contrário, você poderia navegar muito mais lentamente do que a sua conexão permite.

Para navegar com uma SIM telefônica

São muito recentes e permitem compartilhar uma conexão UMTS entre PC e notebook, em casa ou no escritório. De fato, é possível inserir no roteador uma simples SIM telefônica para conexão de internet móvel e utilizá-la como uma fixa (obviamente, você deve estar atento às tarifas da sua operadora).

Este na foto é o Linksys WRT54G3G.

linksys_wrt54g3g-st_lrg

Sem risco de errar

Se você precisa de um modem ADSL para uma conexão doméstica ou SOHO (pequenos escritórios) aconselho que adquira um modem com Access Point incorporado e com um HUB de, pelo menos, 4 portas, já que isso permitiria que você navegasse sem fio e que distribuisse a conexão, eventualmente, também com o cabo de rede. O cabo de rede poderia se tornar muito útil caso você quisesse efetivamente desfrutar 100% da velocidade da conexão à internet que em modalidade wifi sofre desaceleraçõesmuito bruscas.

Além disso, preste atenção à antena: se possível escolha um roteador com a antena removível pois, pode ser que você tenha a necessidade de utilizar antenas direcionais ou potenciadas em caso de interferência ou obstáculos estruturais ao sinal wifi.

Recapitulando, a parte traseira do modem/roteador ADSL ideal deve ter:

zyxel

  • 4 ou mais portas Ethernet (RJ45)
  • 1 entrada para o cabo telefônico, é reconhecível porque é menor que as 4 entradas para rede
  • 1 antena removível

Em respeito à conexão com modem em comodato, é possível que o provedor ofereça a escolha de conexão com roteador Ethernet ou USB. Bem, escolha sempre a conexão tipo Ethernet, já que com um modem USB não seria possível nem se conectar a um roteador e a muitos serviços avançados, ou seja, cedo ou tarde, seria necessário adquirir um roteador.

Artigo publicado em: 23/11/2007

Atualizado em 12/02/2009

Comments

comments