StreamerOne, a TV Via Internet Peer to Peer

Crie a sua TV via internet com a tecnologia peer-to-peer aplicada ao broadcast áudio vídeo

Se os blogs quebraram o monopólio da informação, os programas como CoolStreaming e PPLive estão incomodando o business das TVs pagas, StremaerOne entra no campo de broadcast áudio/vídeo. Ou seja, qualquer pessoa poderá fazer sua TV.

Isso é possível graças a uma interessantíssima tecnologia utilizada por StreamerOne que aplica o conceito de peer-to-peer à TV via internet. O problema de enviar um fluxo de dados constantes até agora era devido ao alto custo de banda consumida que exigia custos exorbitantes. StreamerOne é uma aplicação que, de fato, resolve essa limitação fragmentando o fluxo de vídeo para um limitado número de usuários, que por sua vez o transmite aos outros através de um mecanismo com efeito cascata.

O projeto está na fase beta, ainda em experimentação, mas já está sendo usada normalmente. Já foram lançadas várias versões do StreamerOne para Windows; a versão Beta 0.4.5.2 é a mais atual e foi lançada em 19 de março de 2007. Em 04 de abril de 2006 foi lançada a versão Beta 0.3 para Linux. O lançamento da versão de StreamerOne para MAC OSX acontecerá em breve, segundo o seu site oficial. Acreditamos que o StreamerOne tenha, conceitualmente, as premissas para se tornar o anel final para a quebra definitiva do monopólio da informação escrita e em áudio e vídeo.

Reproduzimos do site oficial streamerone.it:

O que é StreamerOne

StreamerOne é um sistema de web broadcasting capaz de distribuir streaming de áudio/vídeo de qualidade a um número teoricamente ilimitado de usuários contemporaneamente. Até pouco tempo atrás, realizar broadcasting na internet de eventos ao vivo ou de um canal televisivo capaz de envolver milhares de usuários contemporaneamente era pura fantasia. De fato, a distribuição de vídeo através de streaming convencional (unicast) na internet depende fortemente de parâmetros técnicos como:

  • capacidade de conexão digital do provedor ao backbone internet
  • capacidade de processamento do servidor (ou dos servidores) envolvidos no streaming

Tudo isso implica em custos de fornecimento do serviço de unicast diretamente proporcionais ao número de usuários que se pretende alcançar e à qualidade de vídeo (número de pixels de cada frame, número de frames por segundo) que se pretende distribuir. StreamerOne é o primeiro sistema de streaming P2P a utilizar tecnologia completamente italiana, colocando a disposição a experiência adquirida em âmbito internacional, know how e infraestrutura para satisfazer todas as exigências de profissionais, empresas e organizações.

A tecnologia

Número ilimitado de usuários e qualidade superior nas imagens são características principais de StreamerOne, que se tornaram possíveis graças a utilização da tecnologia Peer to Peer (P2P) aplicada à distribuição do fluxo de vídeo.

Na prática, a fonte de streaming começa a segmentar e fornecer o fluxo a um número limitado de usuários que, por sua vez, o redistribuem aos outros que pretendem se conectar através de um mecanismo de compartilhamento com efeito cascata. Sofisticados algorítimos administram a conexão e a disconexão de cada usuário do streaming enquanto todas as trocas de dados entre a fonte e os peerers ocorrem de maneira segura através da utilização de chaves públicas e privadas.

A qualidade do fluxo originário pode ser qualquer uma.

Todavia, é bom considerar a tipologia de conexão à internet dos usuários aos quais se pensa dirigir. Por exemplo, para a conexão ADSL com velocidade de upload nominal de 512 kbps é aconselhável um fluxo de aproximadamente 280 kbps correspondente a uma qualidade de vídeo VHS com áudio FM. Para visualizar o streaming, o usuário deve instalar um player propositalmente feito para ativar o P2P, tanto com fluxos Windows Media Video (WMV) como com Real Player (RM). A utilização do player é gratuita.

Depois da ativação do player, o usuário deve esperar alguns instantes para que o sistema o receba no seu interno e comece a receber fluidamente e sem interrupções o sinal de vídeo. A característica fundamental que distingue essa modalidade de utilização do P2P em respeito aos sistemas de file sharing, frequentemente acusados de violação dos direitos autorais, consiste no público conhecimento da fonte do fluxo de vídeo que é única, conhecida e verificável de maneira correta.

Os serviços

Os serviços conectados à utilização de StreamerOne são direcionados àqueles operadores que pretendem distribuir conteúdos em vídeo de maneira continuada ou até mesmo ocasional através da Internet com elevada qualidade e um número ilimitado de usuários:

  • Acesso ao canal do elenco completo dos emissores residentes na plataforma
  • Acesso ao canal do interno de uma página web personalizada
  • Acesso ao canal através de eventual username e password
  • Estatíticas detalhadas de acesso ao canal
  • Transmissão Multiple Bitrate

No site StreamerOne é possível baixar as versões mais atualizadas para Windows e Linux. Existe uma versão do site em português que explica como instalar os sistemas mas, como a tradução não está muito correta, aconselhamos os usuários que sigam as instruções em inglês ou italiano, se possível.

Comments

comments