Veja Acessos E Navegação No Seu Site Em Tempo Real: LLOOGG

Ótimo programa de web stats que integra às comuns aplicações da Web Trends uma visão dos acessos em tempo real

LLOOGG é o novo web analytics da Merzia s.r.l. (startup italiana de desenvolvimento e difusão de web serviços evoluídos, seus proprietários são também autores do OkNOtizie) e, no momento, está em fase de teste. Depois de ter sido convidado como beta-tester por antirez (AKA Salvatore Sanfilippo, co-fundador da Merzia junto a Fabio Pitrola) comecei a testá-lo em um site em inglês e em um outro em italiano.

Web statistics de LLOOGG

lloogg1.pngExiste uma diferença fundamental entre um programa normal de web analytics (como GAnalytics, por exemplo) e LLOOGG: este último nos permite observar em tempo real a navegação dos usuários que entram no nosso site e nos fornece uma série de informações muito úteis:

  • Proveniência do visitante
  • Eventual chave de busca
  • País de origem
  • Resolução gráfica do client
  • Browser e OS
  • Percurso de navegação

Mas, não termina aqui. Na realidade essas informações já estão presentes (mais ou menos explicitamente) nos logs HTTPD de todo web server. Os pontos fortes de LLOOGG, a meu ver, são os seguintes:

  • É um serviço completamente diferente (mesmo se complementar) em relação às web
  • Tem uma interface em Ajax que permite o seu funcionamento mesmo em um browser comuníssimo
  • Melhora e torna mais legível as informações já presentes nos logs HTTPD
  • Correlaciona as informações na tela de modo a seguir cada usuário singularmente no seu percurso de navegação

Como funciona o LLOOGG

Insere-se um código Javascript na página em que queremos rastrear o tráfico, e depois nos conectamos no seu próprio painel de controle utilizando um browser muito comum que mostrará em modo cascata os visitantes que entram no nosso site. Um tipo de efeito Matrix para entendermos melhor. Estas são as informações relativas a um visitante:

lloogg2.pngComo pode-se ver é logo claro que o visitante chegou na página pesquisando sobre “voip” no Google.co.uk e provém de um computador conectado do Reino Unido com relativa resolução e versão de browser. Este é o bloco de informações que caem verticalmente na tela cada vez que um usuário acessa uma página. Observe aquele quadrado cinza: cada usuário é marcado com uma cor que nos permite indentificá-lo na longa lista de acessos tornando assim possível segui-lo em sua navegação.

Este é o log de um usuário que começa a visitar mais páginas do seu site:

lloogg.pngDe cima para baixo vem mostrado o percurso de navegação. Este visitante:

  1. Entrou diretamente na página que contém o artigo sobre VoIPStunt
  2. Depois clicou no link que leva à categoria VOIP
  3. Leu o preview sobre o Gizmo Project
  4. Voltou ao elenco dos artigos VoIP
  5. Agora está lendo a guia sobre como instalar os clients VoIP em celulares

Claro, não?

Quando LLOOGG faz a diferença

Ainda que aqueles que gostam de “fuçar” tudo ficarão animadíssimos diante da idéia de seguir suas visitas em estilo Matrix, na minha opinião, LLOOGG faz a diferença no âmbito do web marketing: permite, de fato, monitorar imediatamente a eficácia dos vários serviços de social news e redes de relacionamentos que utilizamos mais frequentemente para distribuir nosso conteúdo.

Imagine abrir o seu Firefox, visualizar LLOOG em uma janela, abrir as outras e começar a postar seu último artigo. Quando tiver terminado você começa a observar de onde vêm os visitantes. Desse modo você descobrirá a melhor hora para postar, os sites de social news mais eficazes e aqueles um pouco mais fracos.

Foi assim que descobri que até as informações postadas no Slashdot que são descartadas (precisa ser Negroponto ou Torwald Linus para ter um link convalidado no Slashdot…) podem gerar um interessantíssimo número de contatos, graças à fila de aprovação que, de qualquer modo, é visualizável pelos usuáris loggados.

As outras funcionalidades de LLOOGG

Todo esse arquivo de acessos é, obviamente, memorizado para gerar gráficos históricos como os números de visitas por dia, as típicas estatísticas dos motores (os mais eficazes, as chaves mais populares, etc.). Não me prenderei muito sobre outras funcionalidades disponíveis pois, o serviço está em fase beta e elas nascem literalmente debaixo dos olhos dos beta-testers. No momento são as seguintes:

  • Número máximo de logs visualizados no painel de controle
  • Possibilidade de suspender/recuperar a visualização
  • Elenco dos Top Reffers
  • Elenco das Top Searches
  • Número de visitantes e páginas ao longo de 24 horas
  • Stats browser dos visitantes
  • Gráficos históricos por visitantes únicos, páginas visualizadas, visitantes recorrentes, média de páginas lidas, etc.
  • Filtro do próprio IP

Mas, muitas outras funções chegarão. Em um futuro breve a Merzia oferecerá uma conta Free e uma Pro (presumidamente paga). Ainda não é claro quais são as funcionalidades presentes na versão gratuita e na versão paga.

No momento, só se pode cadastrar no serviço mediante a convite. Possuímos ainda 10 convites, se interessar deixe-nos um comentário e o mandaremos.

Comments

comments