Medidor de Velocidade: Como Verificar a Velocidade Da Internet

Os melhores programas online para medir a real velocidade da sua conexão ADSL e o que você deve saber para ter um resultado confiável

Resolvi medir a velocidade da minha conexão ADSL tanto por simples curiosidade como para verificar se efetivamente a conexão pela qual estou pagando corresponde àquela fornecida. Já que acredito que a experiência possa ajudar muito, aqui está um guia útil para verificar a real velocidade da conexão que você tem em casa.

adsl2.jpgPara os menos experientes deixo claro um conceito fundamental:

a conexão à internet pode ser comparada à capacidade de uma torneira. A velocidade de conexão representa a quantidade de água que passa por aquela torneira.

Esclarecendo:

1. O provedor não nos manda a água mas, simplesmente, instala a torneira: nós pagamos baseados em sua capacidade (quanta água pode passar pela torneira ao mesmo tempo).

2. A água não chega do nosso provedor de acesso à internet mas, de uma outra torneira (o server a qual estamos conectados).

Os programas que medem a velocidade da nossa conexão online nos mandam um arquivo que nos mostra contemporaneamente a velocidade com a qual conseguimos fazer downlods (jogam um jato de água na nossa torneira, com muita força, mostrando a quantidade que consegue passar por ela ao mesmo tempo). O primeiro problema ao realizar testes confiáveis é o seguinte:

  • A velocidade que esses servers mostram durante o teste corresponde efetivamente àquela verificada no meu computador? Ou seja, os números visualizados são verdadeiros?
  • Em caso afirmativo, a velocidade mostrada corresponde àquela da minha conexão?

Conferir se a velocidade de download visualizada é verdadeira

Para conferi-la podemos instalar um programa para controlar a banda: ele nos mostrará a velocidade com a qual estamos entrando com os dados. Deverá corresponder com aquela visualizada no site do teste. Encontrei um programa bom e gratuito. Se chama: NetMeter.

Ele pode ser instalado e ativado durante os seus testes de velocidade da conexão ADSL para confrontar os números que são mostrados com aqueles encontrados em seu computador. Aparecerá uma janela como esta:

netmeter.png Deduzir a velocidade da sua ADSL dentre os vários resultados dos diversos testes

Parece uma dúvida banal, mas não é: na verdade, se o server com o qual estou fazendo o teste de velocidade da ADSL me manda uma quantidade de água inferior à capacidade da minha torneira a velocidade mostrada será correta, mas não corresponderá à velocidade da minha conexão.

Essas são as velocidades de download registradas dos vários programas de teste de velocidade que selecionei durante o teste, executados com o seguinte:

  • Notebook com CPU dual core – WinXP Pro
  • Router Wifi Zytel 660 HW
Adsl Speed Test Kbps
Thinkbroadband 1.161
Zdnet 4.492
Bbmax 2.338
Speakeasy 885
Dslreports 854
Bandwidthplace 908
Myspeedtest 1.750
Visualware 2.150
Verizon.net 536
Broadbandchoices 1.380
Speedtest 3.782
Speedtest Libero 3.143
MClink 3.547
Cyclops 3.662

Estes dados são confiáveis, o meu NetMeter me confirmou durante o teste, apesar de serem muito variáveis. Como faço para saber qual é a velocidade da minha conexão?

Pensando na comparação com a torneira e a água, e considerando que os números são confiáveis, o resultado que mais se aproxima a velocidade real da minha ADSL deve ser, obrigatoriamente, o mais alto (4.492 do zdnet.com.au). Os outros mostraram valores inferiores:

  • porque enviaram um fluxo de dados inferiores a aqueles suportados pela minha conexão (um fluxo de água inferior à capacidade da minha torneira)
  • ou porque a rede estava congestionada (a água se dispersou durante o trajeto e o fluxo na chegada era inferior à capacidade da minha torneira)

A diferença entre conexão Wifi e conexão com cabo ethernet

Bem, não é mesmo uma 10 Mbps que estou pagando, mas pelo menos posso me considerar um felizardo em respeito a outros que estão atravessando verdadeiras odisséias. Porém, não me contentei e quis realizar novamente os testes, dessa vez conectando meu notebook ao roteador com um cabo ethernet, e não com uma conexão Wifi.

Veio-me a dúvida porque já sabia que o cabo ethernet garante uma performance melhor com a mesma conexão em relação à wlan 802.11b/g, mas nunca teria imaginado o quanto!

Veja os resultados com a mesma conexão e nas mesmas condições conectando o cabo ethernet ao roteador:

Adsl Speed Test Kbps (wifi) Kbps (cabo)
Thinkbroadband 1.161 7.083
Zdnet 4.492 8.151
Bbmax 2.338 6.655
Speakeasy 885 4.030
Dslreports 854 3.328
Bandwidthplace 908 3.320
Myspeedtest 1.750 8.072
Visualware 2.150 7.441
Verizon.net 536 3.012
Broadbandchoices 1.380 4.093
Speedtest 3.782 7.029
Speedtest Libero 3.143 8.042
MClink 3.547 4.673
Cyclops 3.662 7.590

Conectando o notebook ao roteador com um cabo obtive uma velocidade assustadoramente mais alta da minha ADSL!

Além disso, tive um modo de confirmar a validade do teste pois, as novas medições com o cabo mostram substancialmente algumas diferenças homogêneas entre os vários testes de velocidade da conexão ADSL em respeito ao teste sem fio.

Também perdi muito tempo para tentar melhorar a minha conexão wifi trabalhando oportunamente na configuração do meu roteador, mas não obtive melhoras significativas, portanto já estava em um ponto ótimo do ponto de vista da conexão sem fio.

De qualquer modo, até nisso acabei descobrindo coisas interessantes que logo colocarei à disposição.

A lista dos testes de velocidade online

Abaixo seguem os links aos programas de teste de velocidade que utilizei, ordenados por nível de confiabilidade em respeito aos testes que realizei:

1. http://www.zdnet.com.au/broadband/speedtest.htm
2. http://www.my-speedtest.com/pt/
3. http://assistenza.libero.it/angolo_pc/speedtest.phtml
4. http://www.cyclops.it/ADSL/
5. http://myspeed.visualware.com/uk/index.html
6. http://www.thinkbroadband.com/speedtest.html
7. http://www.speedtest.ch/
8. http://www.speedtest.bbmax.co.uk/
9. http://meter.mclink.it/applet.html
10. http://www.broadbandchoices.co.uk/speed-test.asp
11. http://www.speakeasy.net/speedtest/
12. http://www.dslreports.com/speedtest
13. http://www.bandwidthplace.com/
14. http://infospeed.verizon.net/speedtest

Mini guia para calcular a velocidade das ADSL de maneira confiável

Concluindo, eis um mini guia para se realizar testes confiáveis:

  1. Feche todas as aplicações que não sejam úteis ao teste (que poderiam consumir banda)
  2. Instale um medidor de banda no seu computador (bandwidth meter) para verificar se os dados mostrados durante o teste são confiáveis
  3. Utilize programas que suportam também velocidades elevadas (veja a lista anterior)
  4. Use sempre o cabo ethernet para os testes, e não a conexão wifi
  5. Repita, em cada programa, o teste mais de uma vez e em horas diferentes para evitar problemas ligados a uma eventual saturação da rede no momento (como fiz para escrever este artigo)

Além de ter uma idéia confiável sobre a capacidade da sua… torneira, você poderá ter, em caso de contestação com o seu fornecedor, um peso contratual um pouco mais elevado na sua discussão, graças aos dados verificáveis.

Deveria, além disso, ser fundamental fazer esse teste imediatamente depois da ativação de uma nova conexão e conservar os resultados pois, quando se verificasse um declínio na velocidade porque “sua linha não suporta o que é fornecido” você poderia enviá-lo uma reclamação alegando os dados conferidos na ativação da sua conexão, com uma pergunta mágica:

“Se minha linha não consegue suportá-la agora, porque antes conseguia?”