Link Popularity: Aumentar Rank e Posicionamento nos Motores de Busca

A evolução da link popularity, os erros mais comuns que se deve evitar para não ser penalizado no Rank

Os webmasters e publishers independentes que publicam seus próprios conteúdos esperando alcançar um rank elevado nos motores de busca, especialmente no Google, descobrem muito cedo que esse objetivo é muito mais árduo de se conquistar do que se pensa inicialmente pois, o Google, Yahoo, MSN, e outros motores baseiam o rank no nível de confiabilidade do site e no nível de informações nele contidas.

Esse nível de confiabilidade vem calculado com base em quanto os conteúdos satisfazem as buscas que os usuários realizam nos motores.

rank.jpg

Photo Credit: Erkin Sahin

O que é a Link Popularity

Muitos pensam que a Link Popularity corresponda ao número de links presentes na rede para o seu próprio site, mas não é bem assim. O mais importante é o tipo de site que linka ao seu, se existe um link recíproco e se esses links podem ser identificados como serviços pagos. Além disso, o Google está diferenciando cada vez mais os links entre qualitativos e não-qualitativos tornando tais diferenças determinantes para o cálculo do rank.

Isso parte de um conceito muito simples: se um site tem muitos links na rede se pressupõe que ele tenha conteúdos válidos, portanto são os outros que determinam a sua confiabilidade.

Muitos webmasters e especialistas em promoção nos motores de busca (SEO) forçam este conceito trocando links entre si de maneira arbitrária tornando, portanto, o número de links de um site na internet um parâmetro não mais representativo de confiabilidade de conteúdos. Em poucas palavras se trapacea, e o Google se protegeu disso reparando as últimas atualizações dos algorítmos de busca justamente para evitar esse tipo de manipulação.

Quais as consequências para o meu site

Os links recíprocos, portanto, são sempre menos considerados pelo Google, os pagos são absolutamente ignorados, então o melhor é não gastar dinheiro para adquirir links em outros sites, mesmo se estes possuem um rank elevado. Os links Run of Site também são sempre menos considerados, e são aqueles que estão presentes em todas as páginas de um site (geralmente inclusos nos templates).

Links de qualidade

Portanto, como é possível aumentar seu rank através de links externos? É muito óbvio. Basta desenvolver conteúdos de qualidade.

Geralmente os tipos de conteúdos que premiam mais por esse conceito são artigos e previews de produtos ou serviços. É sempre bom, por isso, incluir em seu site, além de ofertas e produtos, também conteúdos de tipo informativo.

Mais links externos diretos para páginas diferentes de um site são síntomas de uma atenção espontânea da rede para o seu próprio conteúdo, portanto são considerados links de qualidade e, provavelmente, muito vantajosos para o cálculo do rank.

Comments

comments