Nokia N95: Vantagens e Limites Do Smartphone (Quase) Definitivo

Sem contar as numerosas funcionalidades já elencadas por outros blogs, eis as impressões depois de meses de uso intensivo

Comprei e utilizei o Nokia N95 por 4 meses testando suas principais funcionalidades entre as quais a internet móvel, a câmera de vídeo de altíssima qualidade, a máquina fotográfica, os mapas e o navegador satelitar (GPS) mas, sobretudo, quis testá-lo levando em consideração as necessidades de um blogger que precisa de instrumentos rápidos e ágeis para micropublishing.

Essas são as minhas impressões depois de 4 meses de utilização em campo.

nokian95.jpgGestão do Vídeo Com o Nokia N95

É sem dúvida um dos pontos fortes dessa preciosidade. Se você o equipa com uma memória SD com 2Gb tem a sua disposição uma hora e meia de vídeo a alta resolução (qualidade DVD), mesmo que, provavelmente, não haja necessidade de todo esse tempo. Saiba também que:

  • Você pode ajustar o vídeo para TV ou PC, e existem 2 níveis de qualidade para celular ou para um simples MMS
  • É possível excluir o áudio (muito cômodo)
  • O aparelho dispõe de um estabilizador de imagem (mas, parece que piora a qualidade do vídeo)

A transferência de fotos e vídeos via BlueTooth é muito prática. Permite que se disponha do material áudio/vídeo no computador quase que em tempo real. O player software adotado é da Real Networks (Real Player) e o formato do vídeo é o QuickTime. Não penso que o N95 possa substituir uma câmera de vídeo mas, para um blogger é um instrumento realmente excepcional.

N95 Como Webcam Wireless

Essa é uma das funcionalidades que o torna mais cativante, mas não graças a Nokia. É possível utilizar uma das 2 câmeras fotográficas integradas como webcam via BlueTooth por streaming live ou gravação, graças a wwigo, um software completamente gratuito disponível há pouco tempo. Cada aplicação verá o Nokia N95 como uma webcam normal (eis um review por N95blog.com).

Mapas Satelitares

O ponto forte é que ele tem uma antena GPS integrada, ainda que seja necessário abri-lo para que pegue o sinal do satélite. Também deve-se prestar atenção em um particular:

  • A gestão dos mapas está incluída
  • O navegador satelitar prevê uma assinatura complementar (não está incluída)

Gestão dos Mapas

Falo de gestão porque o Nokia N95 não tem os mapas já na memória, mas deve-se baixá-los um por um conforme a necessidade de cada usuário. O problema é que é preciso uma conexão GPRS ou UMTS para baixá-los e isso poderia ficar bem caro.

Para fugir desse problema existe o Nokia Map Loader. Se trata de um software gratuito que uma vez instalado no celular permite que se “pré-carregue” todos os mapas do mundo, escolhendo somente aqueles que serão usados, utilizando a conexão wifi de casa ou do escritório, portanto, sem custos de conexão com o seu operador móvel.

Um ponto realmente fraco é a modalidade de stand-by que permanece ativa durante a visualização da localização GPS no mapa. O display, de fato, se apaga depois do tempo pré-configurado nas preferências de energy-saving. Não entendi bem se se trata de uma má projetação do software ou de uma estratégia para constranger o usuário a pagar a assinatura do GPS, o fato é que com a localização GPS ligada deve-se apertar qualquer tecla a cada minuto para interromper o stand-by e reativar o display.

Navegador Satelitar Integrado

A assinatura é por tempo determinado. Eu o usei bastante e devo afirmar que funciona bem, sem contar o problema da antena GPS integrada que às vezes demora tempo demais para se conectar com o satélite, porém uma vez conectado ele consegue retomar a posição atual em um segundo quando sai dos túneis, por exemplo.

Fotocamera 5 Megapixel

Tira fotos de ótima qualidade e também tem um bom nível de configuração, mas vamos falar claro: não se compara às máquinas fotográficas verdadeiras da mesma resolução. Aqui estão as vantagens:

  • Ótimo nível de configuração
  • Lindíssimas fotos em ambientes iluminados e razoáveis com luz noturna
  • Possibilidade de enviar as fotos via Bluetooth, e-mail ou publicá-las diretamente no Flickr ou em outros blogs

Enquanto que a desvantagem principal, talvez a única, é a seguinte:

  • Não toque no zoom!

Mesmo fazendo pouquissímo zoom a qualidade da foto diminui drasticamente por causa da completa falta do zoom analógico (óbvio, considerando as dimensões). Em poucas palavras, o N95 pode substituir uma máquina fotográfica normal em algumas ocasiões, mas não em todas. Por enquanto, talvez seja melhor garantir e continuar usando a sua máquina fotográfica de sempre.

Gestão da Energia e Duração da Bateria

É o seu calcanhar de Aquiles. Mais do que a bateria em si ter problemas a gestão da energia é péssima: em determinadas condições um Nokia N95 carregado completamente pode se descarregar em uma hora. Eis uma lista de funcionalidades que tendem a descarregar o celular em pouquíssimo tempo:

  • Busca automática de redes wifi
  • Conexão à rede wifi
  • Bluetooth ativo
  • Programas de VoIP móvel ligados
  • Modalidades de funcionamento múltiplas (3G, GPRS, GSM)

Para se ter uma idéia de quanto é má gerida a energia no Nokia N95 pense que deixando-o carregar enquanto está conectado à rede wireless com o Truphone ligado e em modalidade 3G a bateria não se carrega completamente nunca. Parece que os últimos firmwares estão tentando remediar a situação, mas não creio que possam fazer milagres.

A única solução é deixá-lo em modalidade GSM (caso não haja necessidade de conexão mais veloz), disativar o scan automático de redes wifi e não deixá-lo conectado às redes wlan ou periféricas Bluetooth sem que haja necessidade realmente.

Navegação e Internet Móvel

O Nokia N95 permite que se navegue com um browser normal e não em modalidade WAP. Obviamente mostra somente uma parte da página web e pode-se transcorrer a área visível utilizando as setas do teclado. É fundamental a configuração do zoom que permite redimensionar a área da página visível no display reduzindo o uso das teclas de transcorrimento.

A antena wifi não é muito sensível; às vezes, perde o sinal se se afasta do roteador e isso é realmente um incômodo quando se telefona por VoIP pois, precisa pegar o sinal novamente e refazer a chamada.

Rádio FM Integrado

Talvez seja a funcionalidade mais subestimada. O rádio FM tem uma ótima receptividade mesmo em lugares fechados e se configura pelo fone de ouvido, pelo auto-falante integrado ou por um sistema áudio externo, tudo com o mesmo pino. Diferente das funcionalidades de rede, o rádio parece não consumir nada de energia. Fica ligado por horas e horas sem perder nenhum tracinho de bateria.

VoIP Móvel

Instalei o Truphone, que utilizo faz tempo para telefonar com a ADSL wifi que tenho em casa. Simplesmente…funciona. Telefono grátis para 40 países e a preços muito baixos para todos os outros (meia hora para o Brasil custa cerca de 1,50 euro, por exemplo). A única coisa ruim é o problema que já citei sobre a antena wifi ser um pouco fraca mas, de resto não deixa nada a desejar.

Um conselho sobre o Truphone: abilite-o somente quando você for fazer alguma chamada, pois ele consome muita energia mesmo em stand-by.

Atenção: as operadoras podem desabilitar o VoIP

Eu comprei esse smartphone em versão unlocked por aproximadamente 750,00 euros e, provavelmente, agora esteja diponível por menos. Se você deseja usar todas as suas funções aconselho que não se deixe atrair pelas ofertas das operadoras que o vendem por preços baixos porém, deve-se usar somente a SIM deles no aparelho, e isso por um simples motivo: limitam as funcionalidades do aparelho.

Já sabíamos que a Orange (operadora inglesa) oferecia o Nokia N95 com o VoIP desabilitado sem avisar seus clientes, e posso acrescentar que isso é feito também pela TIM (na Itália, ao menos). Instalei o Truphone em um Nokia TIM e, depois dele ser instalado e ativado com sucesso, tentei fazer uma ligação via internet mas, de repente, o sinal ficou mudo. Se isso acontece também com outras operadoras e com outros planos telefônicos eu não sei; se você sabe de algum caso parecido compartilhe conosco através dos comentários.

Conclusões

Embora pareça um paradoxo, o fato que eu tenha apontado todos esses defeitos se deve a ótima impressão que o Nokia N95 me deu: muitas vezes me esqueço que ele é só um telefone e alguns de seus limites naturais causam frustração porque parece natural fazer com um telefone tudo o que, até ontem, fazíamos com um computador ou com uma máquina fotográfica, etc.

Sem contar a incrível e ridícula duração da bateria para um telefone como esse: não existe explicação de como possam ter cometido um erro do gênero.

Comments

comments