Otimização Do Site Para os Motores De Busca

Não somos nós que escolhemos as chaves para o nosso site, mas os motores. Vamos fazê-los felizes!

Publico oportunamente modificada e sintetizada uma análise preliminar de otimização que desenvolvi para um projeto na internet.

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Photo Credit: Krzysztof Baranski

Ranking, considerações iniciais

Quando falamos em otimização de sites para os motores de busca é necessário avaliar quais são as características que os motores utilizam como parâmetros para determinar a importância de um site e, portanto, o seu posicionamento. Tais avaliações possibilitam que se trabalhe sobre alguns aspectos do projeto inicial para otimizar o conteúdo e, consequentemente, gerar um tráfico otimal.

Fatores que influem no ranking

A margem de ação que temos sobre a escolha das chaves de busca que aparecerão na SERP é bem limitada (sem contar as diversas formas de patrocínio pagas, como o AdWords) e vem determinada com base nas seguintes informações que o motor identifica no site:

1. Idade do domínio internet
2. Primeiros 30% do texto contido na página
3. Título da página
4. Palavras no endereço internet da página
5. Link popularity: número de links em outros sites (de conteúdo relacionado) que apontam para o site em questão (inbound links), e o texto que é utilizado em tais links (anchor text)
6. Links de saída do site (outbound links) em questão para outros sites (de conteúdo relacionado) e o texto que é utilizado em tais links (anchor text)
7. Número de links internos ao próprio site (que de uma página interna mandam a uma outra dentro do site) e nível de importância do conteúdo das duas páginas ligadas

Periodicamente os motores de busca analisam as informações acima citadas e através de complexos algorítmos determinam quais são:

  • A importância do site (pontos 1, 5, 6)
  • O assunto do site (pontos 2, 3, 4, 7)
  • As chaves importantes mais recorrentes para tais assuntos nos textos e nas anchor text dos links

Com base nessas análises são determinados o ranking e as chaves de busca relevantes.

Medidas a adotar para a otimização

Considerando os fatores ilustrados anteriormente podemos esquematizar os âmbitos de ação para a otimização em dois pontos:

Fatores externos

  • inserção do site em directories relacionados ao assunto ou em sites partners relacionados onde seja possível pedir, eventualmente, um link de troca.

Fatores internos

  • determinar para cada item do menu de navegação um texto fortemente relacionado ao conteúdo linkado
  • cada vez que se faz menção a serviços, citações ou produtos linkar ao relativo site (se disponível) de referência
  • linkar as páginas internas do site que tenham assuntos relacionados, utilizando palavras relevantes (até mesmo no interno dos conteúdos)
  • utilizar layers para fazer com que o texto relevante da página apareça em primeiro lugar no código fonte

Erros a se evitar

Mesmo sabendo que poderei irritar alguns operadores SEO, a meu ver estes são os comportamentos mais arriscados no âmbito da Search Engine Optimization:

1. Não tenha a pretensão de escolher as chaves de busca, deixe a escolha aos motores. Antes, trabalhe sobre os pontos acima elencados para fazer com que as chaves desejadas coincidam com aquelas identificadas pelos motores.

2. Limite ao mínimo a troca de links, e quando isso acontecer faça com que os sites linkados sejam relacionados aos assuntos tratados pelo seu site.

3. Não tente otimizar o que não pode ser otimizado. Nesses casos proponha a utilização de formas de patrocínio como o AdWords ou Overture.

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