ADSL Móvel: Evite os Custos Extras Por Tráfego Adicional

As chaves USB para navegar na internet a alta velocidade com o notebook aumentaram o risco de custos extras por tráfego adicional

As novas chaves USB para navegar na internet a alta velocidade com conexão móvel estão se espalhando rapidamente por toda a Itália, mas alguns usuários já estão denunciando faturas exorbitantes pela superação do tráfego mensal. No Brasil esse tipo de conexão móvel está começando agora a ser utilizada, portanto, vale a pena observar os problemas que os usuários no exterior já estão encontrando.

Esses modems USB permitem navegar em GPRS, UMTS, 3G e HSDPA até a velocidade de 7 Mbps, aproximadamente, e os custos extras devidos à superação do limite de tráfego mensal, quando previsto, são um risco real.

internet key
Photo credit: elenaphoto

Para evitar surpresas (às quais, na maior parte dos casos, seria difícil contestar) você deve ser capaz de:

1. Conhecer quais programas podem utilizar a conexão à internet no seu notebook sem que você perceba

2. Verificar o tráfego para evitar exceder o limite previsto pelo seu operador

3. Conhecer, perfeitamente, em quanto acumula o tráfego para saber se e quanto pagar como soma extra

Deixando claro um conceito fundamental: o total do tráfego mensal incluso em uma oferta é quase sempre constituído da soma do tráfego de entrada mais aquele de saída.

Aplicações que poderiam consumir banda sem seu conhecimento

1. Atualizações automáticas do sistema operativo

No caso do Windows, se você tem ativada a funcionalidade de download automático das atualizações o notebook pode começar a baixar até dezenas de Mb sem que você perceba nada.

Solução: Abra a Central de Segurança do computador no Painel de Controle, e nas preferências de Atualizações Automáticas selecione a opção “avisar, mas não fazer download nem instalá-las automaticamente”. Assim você decidirá quando fazê-la.

2. Antivírus

O seu antivírus também pode baixar atualizações diariamente de maneira mais ou menos evidente.

Solução: Se for possível ficar sem, desative as atualizações automáticas enquanto navega com o modem USB de um operador móvel.

3. Aplicações P2P in background

Algumas aplicações P2P podem se iniciar sem seu conhecimento e enviar grandes quantidades de dados na rede por causa do compartilhamento de arquivos ou TV via internet. Aconteceu uma vez comigo com o PPStream, notei que sem ter iniciado nenhuma aplicação o meu computador estava enviando uma grande quantidade de dados.

Solução: Elimine o processo de registro de configuração (desconselhado para os leigos!) ou utlize o TCP viewer para fechar o fluxo.

4. Barras de Ferramentas instaladas no browser

As Barras de Ferramentas são aquelas utility que adicionam funcionalidade ao seu browser. Entre as mais conhecidas estão a Google Toolbar, a Yahoo! Toolbar, a do Stumbleupon, do del.icio.us e até nosso blog em italiano (ikaro.net) tem uma para os nossos leitores. Com certeza, você também tem alguma. Cada vez que se instala uma é como se criasse uma pequena aplicação independente capaz de enviar e receber dados de e para qualquer server presente na rede.

Solução: Dentre todas, talvez esse seja o ponto menos incidente no tráfego escondido, mas para ficar tranquilo você pode desabilitá-las temporariamente enquanto navega com as chaves USB. Basta clicar com o botão direito do mouse no menu do browser para visualizar e, então, habilitar/desabilitar as toolbars instaladas.

Verificar o tráfego mensal e ser avisado ao alcançar o limite incluso no seu plano

Existem programas que verificam tanto a velocidade quanto o tráfego de navegação. Eu uso o NetMeter, custa 20 dólares (paga-se uma única vez) e você pode prová-lo gratuitamente por 30 dias.

Ele pode ser configurado de maneira tal a emitir um aviso ao atingir uma determinada quantidade de tráfego efetuada em um determinado dispositivo (você pode controlar o tráfego em geral ou somente aquele realizado com a chave USB, por exemplo). Além disso, mantém na memória o total do tráfego efetuado por dias, semanas e meses dando a possibilidade de saber, com certeza, se você deve pagar por tráfego excedente e quanto. Ou mesmo, dá a possibilidade de parar antes.

netmeter-options.png

Esta é a tela do NetMeter para configurar o aviso

Comments

comments