O Fator Vencedor dos Blogs: A Longevidade das Informações

O nível de longevidade das informações em um blog é inversamente proporcional ao esforço para mantê-lo

O termo permalink significa ligação permanente no tempo a um conteúdo.

Este conceito banal, na realidade, esconde em si um dos pontos de força de qualquer blog: a longevidade das informações, ou seja, o período de tempo durante o qual as informações mantêm a relevância e a validade delas mesmas.

longevidade.jpgPhoto Credit: McKenna P

Posts que resistem ao tempo, um blog longevo

Podemos ter uma idéia de longevidade formulando hipóteses de quanto tempo os usuários podem realizar pesquisas referentes ao assunto de um post.

Os bloggers são sempre mais propensos a postar notícias em primeira mão para chamar a atenção de muitos visitantes, mas isso pode causar uma longevidade de conteúdos decididamente limitada.

Por quanto tempo ainda farão pesquisas sobre aquela notícia que você acabou de postar?

O nível de longevidade das informações em um blog é inversamente proporcional ao esforço para mantê-lo.

Exemplos:

Vamos pegar alguns posts do Ikaro.net (em italiano).

Eis um exemplo de post com pouca longevidade:

1. Venice, chega a TV via internet grátis do Skype e KaZaA

Foi escrito quando começou a circular notícias sobre a TV P2P dos criadores do Skype. Tem pouca longevidade porque:

  • O nome mudou desde aquela época (agora se chama Joost)
  • Não dá nenhuma informação sobre o produto (na época não tinha saído ainda)

Em poucas palavras, esse post não será mais de interesse de ninguém.

Reviews sobre programas, produtos e serviços on line, ao contrário, são sempre uma ótima fonte de contatos, porque mesmo com novas versões ou modificações, os nomes serão sempre objeto de pesquisa e referência em outros blogs.

Alguns exemplos:

Mas, os fundamentos de um blog, a meu ver, deveriam ser constituídos de conteúdos inoxidáveis ao tempo, aprofundamentos e reflexões desvinculados de problemáticas temporais e temporárias, que são e serão sempre objeto de interesse, pesquisas e confronto, como por exemplo:

que serão assim tanto hoje como amanhã, assuntos de grande atualidade.

Portanto, aprofundar ou ser agência de comunicados à imprensa?

Como sempre, uma meia via deveria ser a solução ideal.

Pensando no nosso amado blog como uma casa, temos, sim, necessidade de uma estrutura sólida (uma boa quantidade de informações duradouras) sobre a qual posicionar também portas, janelas e enfeites, decorações (tudo o que gostamos e algumas coisas sem muito compromisso).

Comments

comments