Muitas Senhas Para Memorizar? Dicas de Como Recuperar Todas Com Firefox

Nem todos sabem que o Firefox não só memoriza seus accounts, como os outros browsers, mas também os disponibiliza em um único elenco

Senhas demais para decorar? Stress do excesso de informações? Talvez nem todos saibam (nem eu sabia) que o browser Firefox, além de ter uma quantidade enorme de extensões que aumentam as suas funcionalidades praticamente em 360°, tem um sistema de gestão de senhas de acesso que nos permite resolver definitivamente um dos mais grandes problemas da era digital: a quantidade de contas (e, portanto, usernames e passwords) que somos obrigados a memorizar para entrar nos vários serviços online, como o internet banking, blogs, e-mails, sites de compras, etc.

senhas.jpg

Photo Credit: Miodrag Gajic

Para esclarecer melhor, não estou falando simplesmente da memorização dos accounts no momento em que digitamos as senhas de acesso, mas da possibilidade de visualizar, quando necessário, o elenco completo dos nossos sites de acesso reservado com todas os usernames e passwords usados no último acesso.

Configure o Firefox para lembrar as senhas inseridas

Se quiser usufruir dessa funcionalidade (que acho indispensável) configure o Firefox da seguinte maneira:

  1. Abra a janela das preferências na janela Ferramentas > Opções
  2. Clique no ícone Segurança
  3. No módulo Password verifique se a opção Memorizar Senhas de Sites está selecionada. Desse modo o Firefox se lembrará de todos os usernames e passwords inseridos.

senhas-seguranca.JPGVisualize o elenco de usernames e passwords utilizados

A esse ponto, podemos visualizar o nosso elenco sempre através da mesma janela (Ferramentas > Opções > Segurança) clicando em Ver Senhas Salvas. Você notará que o nosso bom Firefox se mostrará um pouco tímido. Naquele elenco, de fato, estão elencados os endereços dos acessos protegidos e os usernames, mas sem as senhas. Clique sobre o enésimo Ver Senhas Salvas e, depois da enésima confirmação, eis a nossa bela lista composta de:

  • URL
  • nome do usuário
  • senha

relativos aos últimos acessos executados. Atenção ao fato de que serão mostradas até mesmo as senhas erradas: ou seja, inseridas, mas não aceitas. Aconselho que você as cancele da lista sempre que aparecerem.

E a privacidade?

É o que pensei na primeira vez que abri a janela. Claro, podemos utilizar as senhas de acesso ao computador como proteção, mas escancarar os acessos ao nosso internet banking e outros clicando em apenas alguns botões não é o máximo da segurança.

Para evitar esse problema você pode utilizar… adivinha, só? Uma password principal! Vá em Ferramentas > Opções > Segurança > Usar Senha Mestra e configure a password principal que será requerida cada vez que iniciar a navegar para habilitar a funcionalidade de acesso à gestão das senhas.

Comments

comments