Como Aumentar a Renda do AdSense Combatendo o Smart Pricing

Guia essencial para combater o smart pricing e aumentar o custo por clique

O AdSense é um programa de afiliação que permite ganhar com o próprio site graças ao inserimento automático de anúncios contextuais nas páginas. Para cada clique efetuado no anúncio o patrocinador (Advertiser ou anunciante) remete ao Google um determinado valor, que será dividido com o proprietário do blog no qual apareceu o anúncio.

Agora o AdSense é tão popular que muitas empresas estão dispostas a pagar até US$80 por um único clique de um potencial cliente! Geralmente, a estratégia mais utilizada pelos publishers é aquela de aumentar o número de cliques para aumentar as entradas porém, esta poderia se revelar uma estratégia não muito eficaz ou mesmo contraproducente.

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Photo Credit: Willi Heidelbach

Levar 2 centésimos por clique em respeito a um site que ganha 40 significa ter que totalizar 20 cliques para igualar as entradas que o outro faz com um apenas. Faça a mesma comparação com os cliques de US$40 e chegará à conclusão que:

a melhor estratégia para aumentar os ganhos com o AdSense não é aumentar o número de cliques mas, sim, o seu valor (apesar do número).

Aumentar o valor do clique significa combater o Smart Pricing

Estas são algumas considerações que tive como verificar pessoalmente com meus próprios erros.

Se você é um newbie (novato) já deve ter se perguntado: por que aquele anúncio que rende US$80 por clique não aparece no meu blog? Porque existe um mecanismo introduzido no AdSense próprio para controlar onde aparecem os anúncios mais remunerativos, ou seja, para identificar “meio por cima” quem pode ganhar muito e quem não pode.

Este mecanismo se chama Smart Pricing e, em geral, serve para marcar as margens de ganho em cada site e fazer com que se garanta maiores entradas ao sites mais relevantes e de conteúdo mais válido.

Eis alguns conselhos que podem ajudar a combater o Smart Pricing:

O conteúdo acima de tudo. Por isso que… Content Is King

Você deve ter ouvido isso mil vezes, está muito na moda, mas resumindo… o que quer dizer?? O Smart Pricing é um mecanismo semiautomático que cedo ou tarde requisitará a revisão do site por parte de um ser humano.

A parte automática consiste no cálculo dos cliques que geraram vendas, inscrições ou algo do tipo. Este percentual determina um fator muito importante para quem paga a publicidade: o ROI (Return On Investiment), ou seja, a entrada sobre o investimento publicitário. Quanto mais alto for o ROI mais o blog será premiado com anúncios contextuais altamente remunerativos.

Depois, tem o componente humano. Cedo ou tarde alguém deverá estabelecer se os seus artigos ou posts são originais, úteis e interessantes. E o fará com os próprios olhos.

Existe só um modo de satisfazer os dois requisitos acima descritos: a qualidade dos conteúdos, o nível de aprofundamento dos assuntos tratados e a clareza.

Insira o AdSense somente nas páginas dos artigos

A parte o Smart Pricing, um outro fator importante para o valor do clique é constituído da contextualização, ou seja, o nível de pertinência dos anúncios com o assunto da página. Um elenco de posts, por exemplo, não tem um assunto bem preciso pois, pode conter resumos de artigos que tratam de assuntos de várias naturezas, assim como as páginas das tags e por aí vai.

Anúncios pouco relacionados a busca do usuário que chega às suas páginas determinarão uma queda do ROI pelo fato de que muito dificilmente eventuais cliques se transformarão em aquisições.

Já que o Smart Pricing age por completo na conta do AdSense, esta queda do ROI determinará uma penalização na conta toda até nas áreas de melhor performance.

Gaste mais tempo com os motores ao invés de sites de social news

O Digg, Ueba e outros social news podem trazer uma verdadeira multidão de visitantes, mas são apenas visitas entra e sai.

O motivo é simples: os visitantes que chegam dos motores estão procurando uma informação, e o anúncio no seu artigo pode constituir um aprofundamento ou mesmo o objetivo da busca. Ao contrário, os usuários dos sites de social news visualizam dezenas e dezenas de páginas em pouco tempo porque não têm a necessidade de encontrar uma informação e, portanto, muito dificilmente converterão os cliques em aquisições, em detrimento do ROI e do Smart Price.

Outras informações úteis sobre o Smart Pricing e sobre o CPC:

  • É recalculado semanalmente (creio que seja realizado no fim de semana)
  • Muda gradualmente, um eventual aumento ou diminuição do CPC médio ocorre sempre de maneira gradual, sem grandes saltos

Identifique as chaves mais remunerativas

Na lista das chaves mais bem pagas dos anunciantes em 2007 você deve ter notado uma coisa: quase todas entram no âmbito financeiro-assegurativo. Os anúncios contextuais também têm suas dinâmicas de mercado: existem setores mais ou menos competitivos nos quais a concorrência determina o preço pago pelos anunciantes por um único clique. Quanto mais os anunciantes estiverem concorrendo para posicionar anúncios relacionados a um determinado assunto mais alto será o custo máximo do clique.

Os anúncios mais bem pagos são melhor posicionados nos sites, aliás, são posicionados nos sites que garantem o ROI mais elevado. Entendeu?! 😉

Veja como você pode prever o ganho de um clique em um post bem preciso do seu blog:

1. Entre em AdWords
2. Vá em Tools > Keyword Tool
3. Selecione Website content e insira a URL do post
4. Agora insira um valor máximo para o clique em dólares (30 por exemplo) na lacuna Calculate Estimates using Max CPC
5. Clique em Recalculate e…

você tem o elenco das keywords com as quais o AdSense identifica a sua página e, para cada uma, o custo máximo por clique que aquela página pode obter.

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