Social Media: Guia Para StumbleUpon em 5 Pontos

Como funciona e quais são as funções chave desse fantástico social network

Já descrevi como funciona o StumbleUpon, o excelente social network para compartilhamento e descoberta de conteúdos relevantes, mas notei que algumas funcionalidades importantes não são muito simples de se utilizar e muitos usuários têm dificuldades em se familiarizar com o sistema de compartilhamento, votação e socialização perdendo, assim, a parte mais interessante.

stumbleupon-dummies.jpg

Photo credit: marcofolio.net

Esse artigo não é um verdadeiro e próprio review, mas um breve guia que elenca as funções mais importantes e os mecanismos chave do StumbleUpon:

1. Como adicionar amigos

stumbleupon-favorite.pngPara adicionar um amigo visualize o seu perfil e clique em Add him as friend no menu que fica no alto à direita. Mas atenção, você será somente um fã desse usuário até que ele lhe adicione aos contatos dele. De qualquer forma, você pode ver os preferidos de um usuário clicando em Stumble his favourite e escolhendo o tipo de conteúdo (página web, foto, vídeo, etc.).

2. Conhecer quem gostaria de ser seu amigo

O elenco dos usuários que lhe adicionaram você encontra no final da página Friends na tabela Your fans. Se você também os adicionar vocês se tornarão mutual friends e poderão propor um ao outro sites interessantes em tempo real para fazer um breve review ou consultar.

3. A diferença entre gostar e fazer um review

stumbleupon-toolbar.GIFQuando você visita um site qualquer você pode comunicar ao StumbleUpon que gostou dele clicando no botão I like it! da barra de ferramentas. Desse modo, o StumbleUpon aprenderá a conhecer melhor os seus gostos e lhe dará conteúdos sempre mais relevantes.

Se você também quer escrever um breve review sobre o site deve clicar no balãozinho. Se ainda ninguém adicionou aquele conteúdo em seus favoritos você será considerado o descobridor daquela fonte e deverá, necessariamente, escrever o primeiro review. O seu perfil será linkado na página do comentário daquele conteúdo como descobridor (descobrir sites potencialmente populares poderia revelar-se um dom…).

Você pode, inclusive, fazer o review de uma foto: faça um clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione StumbleUpon photo blogit!.

4. Como propor rapidamente conteúdos para seus amigos fazerem reviews

enviar conteudo.pngPara propor a um amigo uma página para fazer um review você deve visualizá-la no seu browser e clicar em Send to escolhendo um amigo a quem enviá-la. Ao contrário, quando você recebe indicações dos seus contatos aparecerá um número vermelho na barra de ferramentas que marca o número de páginas na fila para que você faça reviews. Para visualizá-las clique sobre o número vermelho (fazer um eventual review, claro, fica à sua escolha).

Lembre-se que na lista aparecerão somente os mutual friends. Não basta adicionar usuários aos seus contatos, eles deverão fazer o mesmo.

5. Como encontrar usuários com os mesmos interesses

É fundamental pois, provavelmente, haverá mais probalidade de trocar reviews e de achar um público interessado em seus conteúdos. Vá à página Friends do seu perfil, à direita você econtra a coluna Meet people like you que te propõe usuários com interesses relevantes.

Para visualizar mais clique em People na barra de ferramentas no alto, selecione Find people interested in e clique sobre o assunto desejado.

Por onde começar

O StumbleUpon é capaz de gerar um tráfego impressionante, como sempre, mais pelos recursos em inglês que por aqueles em português, mas mesmo estes começam a apresentar um número interessante.

Para iniciar leia o review e inscreva-se. Na descrição do seu perfil convide, claramente, usuários com interesses relevantes a adicionarem você como contato para trocar um review.

Comments

comments