Social Network: Descubra Sites e Conteúdos Relevantes Com StumbleUpon

StumbleUpon é Orkut, Digg e del.icio.us juntos

Explicar o que é o StumbleUpon não é simples, assim como o Digg, del.icio.us e outros serviços web 2.0 populares, pois as definições abundam em quantidade e variedade. Por isso, me limitarei a compartilhar as minhas impressões.

Pense em quantos sites você viu nos últimos 7 dias, mais ou menos. Quantos dentre esses foram relevantes e interessantes? Seguramente, pouquíssimos, um pouco pelo assunto não relevante ou pela própria (má) qualidade dos conteúdos.

Agora feche os olhos e imagine a quantidade de sites já salvados por outros internautas com os mesmos gostos e interesses seus. Imagine poder acessá-los instantaneamente; pense quantas informações interessantes e úteis, e em tão pouco tempo.

O StumbleUpon serve mesmo para isso: permite que você acesse instantaneamente a milhares de sites relevantes já adicionados como favoritos por outros internautas.

stumbleupon.jpgComo funciona o StumbleUpon

Depois de se cadastrar, você deve especificar os seus interesses (importante para a relevância dos sites que lhe serão propostos) e instalar uma barra de ferramentas no seu browser. A barra de ferramentas permite que, durante a navegação normal, você realize importantes operações, como:

toolbar-stumbleupon.GIF

  • Indicar com um clique se você gostou do site que está visualizando (ícone I like it!; jóia)
  • Fazer o oposto, ou seja, indicar ao sistema que você não gosta do tipo de site que estão vendo (polegar para baixo; ruim)
  • Comentar, depois de ter aprovado ou desaprovado, os sites em que você navegou (balãozinho)
  • Indicar o site em tempo real a um amigo (Send to)
  • E, a coisa mais importante, visualizar os sites que o sistema pensa que são relevantes para a sua pesquisa (o primeiro ícone: Stumble!)

A relevância dos sites em StumbleUpon

A meu ver, nos encontramos diante de um híbrido entre Social Network e Social Bookmarking. Inicialmente o StumbleUpon nos propõe os sites que entram nas categorias especificadas na fase de inscrição, mas com a utilização dos botões de aprovação e desaprovação ele aprende a conhecer-nos melhor e adapta o mecanismo de relevância aos nossos gostos e às nossas exigências.

A utilização constante do StumbleUpon é o melhor instrumento de acesso a conteúdos relevantes que eu já experimentei.

Aumentar o tráfego dos seus sites

Utilizo o LLOOGG para analisar o tráfego dos meus sites em tempo real e fiquei admirado com a eficiência do StumbleUpon no que se refere a distribuição de conteúdo. Depois de ter comentado um artigo fui ver os acessos em tempo real: não conseguia acreditar naquilo que via. Em pouco mais de 10 minutos StumbleUpon me trouxe cerca de 300 visitantes únicos!

Ainda não entendi bem como funciona o mecanismo, mas tentando uma hipótese deveria funcionar desse modo:

1. O usuário aprova (I like it!) e comenta sobre uma nova página
2. Essa página é imediatamente proposta como conteúdo relevante a outros usuários
3. Quanto mais esses usuários indicarem que gostaram da página, mais a página será proposta aos outros

Mas atenção, pois o sistema, obviamente, não admite abusos: se uma pessoa exagera na avaliação da própria página o StumbleUpon fingirá de aceitá-la, mas na realidade não fará nenhum efeito (simples e genial).

Se você quer mesmo usar o StumbleUpon como instrumento de Web Marketing existe um sistema mais ético e justo: faça com que os seus visitantes indiquem seu site através do link disponível dentre as ferramentas (tools).

Utilizar StumbleUpon como fonte de conteúdo para o seu blog

Todas as suas ações no StumbleUpon são arquivadas em RSS. Na sua página do usuário você encontrará um RSS respectivamente para:

  • as suas aprovações
  • as suas desaprovações
  • as suas avaliações, comentários
  • etc.

Ao invés de escrever à mão indicações e microposts nos seus próprios blogs poderia ser uma excelente idéia incluir o feed das avaliações de maneira tal a atualizar o seu site com conteúdos relevantes durante a navegação normal, e em tempo real. Para esse fim, aconselho utilizar os seguintes instrumentos:

1. StumbleUpon: use o feed das avaliações, comentários como fonte.
2. MySyndicaat: agregue o feed com MySyndicaat que construirá um arquivo histórico do feed e também permitirá ações adicionais como a modificação e/ou criação de um digest.
3. Use um RSS parser para incluir o feed gerado com MySindicaat nas suas páginas, ou utilize um plug-in da sua plataforma blog.

Obviamente as funcionalidades interessantes dessa rede social não terminam aqui, existem muitas outras como a gestão dos amigos, as visitas aos perfis, os emails e os grupos de discussão.

Eis um ótimo vídeo de aproximadamente 10 minutos que oferece uma panorâmica bastante completa do StumbleUpon. Divirta-se!

Comments

comments