Tráfego Internet: Como Bloquear Conexões Indesejadas No Seu PC

Muitos programas do seu computador podem se conectar na rede e baixar dados sem você saber

Quando você está conectado à internet muitos programas do seu computador utilizam a conexão sem que você perceba nada.

É importante saber como visualizar em tempo real e conhecer os programas que estão usando a internet seja por curiosidade, por segurança ou, sobretudo, por precaução em caso de conexão móvel 3G ou HSDPA que prevêm um forfait mensal de tráfego ou tempo e, portanto, custos extras em caso de tráfego em excesso.

Como visualizar as conexões ativas

TCPView é um pequeno programa (menos de 100 Kb) para Windows, escrito por Mark Russinovich (ex Sysinternal, englobada pela Microsoft) que pode ser baixado por aqui, e que visualiza o elenco de todas as conexões à internet ativas no seu PC. É gratuito e não requer instalação.

Uma vez aberto o TCPView mostra o elenco das conexões visualizando os ícones dos programas que estão utilizando a internet, mostra também o host local (o seu PC), o host remoto (o server ao qual se está conectado), o protocolo (TCP ou UDP) e o estado da conexão.

O elenco das conexões no TCPView

1. Os ícones dos programas – você reconhece o programa pelo ícone que identifica o processo (se presente).

2. svchost.exe – provavelmente você notará muitas conexões abertas por esse programa; são conexões que são utilizadas pelas livrarias DLL do sistema (simplificando ao máximo, se trata do seu sistema operativo que se conecta por motivos de serviço).

3. Conexões múltiplas – você notará também que uma mesma aplicação tem muitas aplicações abertas. O motivo é simples: se o seu browser, por exemplo, há algumas barras de ferramentas instaladas, cada uma dessas utilizará uma conexão sua dedicada para dialogar com o server remoto.

4. Como fechar uma conexão – clique duas vezes sobre uma conexão da lista para abrir a janela de detalhes e selecione End Process.

Atenção, se você não sabe bem o que está fazendo pode comprometer o correto funcionamento de algumas aplicações ou do sistema e pode ser obrigado a reiniciar o computador.

Por que visualizar as conexões à internet no PC é importante

Muitas vezes, ao iniciar o meu computador, notei um estranho tráfego de saída de uma certa importância, pela duração de alguns minutos. Com o TCPView entendi que um programa de TV via internet P2P instalado precedentemente (PPStream) iniciava um processo para o P2P áudio/vídeo, estava ativo sem nem mesmo abrir o PPStream!

TCPView.png
Portanto, se você utiliza conexões móveis UMTS com limite de tempo ou tráfego e sempre acaba excedendo o limite e pagando mais, instale:

  • Um monitor de banda que mostra a atividade da internet seja de dowload como de upload (eu uso o NetMeter, já falei dele no artigo Como Verificar a Velocidade Da Conexão à Internet); e
  • O TCPView que permite verificar quais aplicações estão causando tráfego na internet e, eventualente, fechar os processos.

Comments

comments