Micro-Blogging: Como Fazer Seu Blog Explodir Com Twitter

Não é invasivo, é envolvente e permite que você se aproxime de qualquer pessoa

O Twitter é um sistema de micro-blogging que permite compartilhar pequenos posts (no máximo 140 caracteres).

Abri uma conta há pouco tempo para experimentá-lo e admito não ter acreditado muito só porque é a moda do momento.

Tenho que admitir que fiquei surpreso pois, pude testar um sistema de comunicação revolucionário: permite que você sintonize quase mentalmente com quem quiser, e pode permitir que os outros façam a mesma coisa com você.

Este sistema de Micro-blogging constitui também um excelente instrumento de marketing: abri a minha conta dia 18 de março de 2008 e, depois de 6 dias somente, Darren Rowse linkou um artigo meu no Problogger.net.

Isso é Twitter.

twitter.jpgComo Funciona

  1. Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente e iniciar a postar os próprios pensamentos e as próprias mensagens.
  2. É possível seguir as mensagens de outros Twitters clicando no botão Follow de seus perfis (não precisa ser aprovado).
  3. Na sua home page são visualizadas as suas mensagens e as dos usuários que você está seguindo (esta é a minha home page, por exemplo).
  4. Você também pode enviar mensagens diretamente a um único usuário, tanto publicamente como privadamente.
  5. É possível utilizar o celular para o envio das mensagens através de SMS (porém, nem sempre as mensagens internacionais chegam).

Na sua home page publica (cada usuário tem a sua) serão visualizados os seus Twits e os dos outros usuários que você está seguindo, mas não necessariamente esses últimos seguirão os seus. Depende do interesse deles, que também poderão lhe inserir dentre os próprios contatos (cada vez que alguém escolhe entrar na sua frequência mental você é avisado por e-mail).

Existem, além disso, muitos programas que extendem as funcionalidades e melhoram a user experience.

Por que é diferente

Não é invasivo. É como se você lesse os pensamentos dos outros e se sintonizasse. Graças a isso, se instaura uma comunicação diferente, leve e sem compromisso, portanto, agradável.

É envolvente. Pelo fato de ser um instrumento pouco invasivo permite que se aproxime dos outros e que se deixe aproximar de um modo dificilmente realizável com outros meios de comunicação (e-mail, vídeo, áudio e etc.).

É planetário. Além de procurar pessoas que já conheço e sigo, fui buscar:

Os primeiros dois foram recíprocos e se tornaram meus Followers. Em geral, você identifica rápido os usuários que recambiam com facilidade o seu interesse porque têm o número de Following similar aos de  ollowers.

Como eu consegui obter um link do Problogger? Dia 23 de março, Darrewn Rowse estava resfriado e não tinha muita inspiração para escrever um post, assim pediu aos outros Twitters que lhe indicassem seus melhores posts da última semana para que ele fizesse uma seleção e publicasse os melhores.

Eu lhe indiquei um meu. No dia seguinte percebi que ele tinha publicado todos os 73 que havia recebido.

E assim, em Re-Tweeted – 73 Top Posts from the Last Week, tem um link a How To Replace Cable Television With Internet TV For Free: A Real Evidence. Tudo bem, é só um link em meio a outros 72, mas estamos falando de um dos 10 blogs mais famosos no mundo de blogging e, de qualquer forma, constitui uma prova notável daquilo se pode fazer com o Twitter.

É informação

Eis um elenco de mídias que atualizam seus conteúdos através de twits:

Se você quiser pode me seguir clicando na tecla Follow do meu Twitter.

Comments

comments