Abandonar Seu Blog Por 2 Meses? Eu o Fiz: Veja o Que Aconteceu

Eis o que acontece quando se concretiza o pior pesadelo de um blogger

O telefone vermelho começou a tocar sob dos olhos incrédulos de Sergey. Fazia muito tempo que não ouvia aquele barulho e não era um bom sinal. Ele levantou o fone com um nó na garganta:

  • “Alô?”
  • “Aqui é Larry. Ele não o atualizou.”

Era o que não queria ouvir.

  • “Desculpe, pode repetir? Talvez eu não tenha entendido direito…”
  • “Entendeu muito bem, Sergey. Não tem nenhum post novo, não foi atualizado.”
  • “Mas, tem certeza? Verificaram tudo?”
  • “Não teria lhe telefonado. Sei que você não acredita, mas é a realidade, ele não atualizou o blog.”

Fazia muito tempo que não acontecia algo tão obscuro a Mountain View. E isso requeria decisões imediatas:

  • O que vamos fazer agora?”
  • “Você sabe bem qual é o procedimento nesses casos.”
  • “Sim, mas… talvez ele estivesse ocupado, algum contratempo…”
  • “É inútil tentar encontrar desculpas, o blog não foi atualizado, portanto devemos aplicar o procedimento.”
  • “Ok, Larry. Avise o departamento Game Over. Cortem todas as páginas, eliminem-as das SERP. Fechem a sua conta no AdSense, sequestrem a sua esposa, façam desaparecer o seu carro e…

A esse ponto ele acorda assustado, suando frio enquanto sua mente se sintoniza na realidade e percebe que era só um sonho, felizmente… só um terrível sonho…

abandonar-blog.jpg
Photo Credit: cybernesco

Falem a verdade, quem não é vítima desse medo, dessa paranóia que substituiu o pesadelo clássico de faltar a uma entrevista importante de emprego porque o despertador não tocou?

É o pesadelo de todos os bloggers, grande ou pequeno: o que acontece se não atualizo constantemente o meu blog?

Mas, fora as paranóias dos bloggers e a psicopatologia da vida quotidiana de excesso de informações, o que aconteceria realmente se tivéssemos que parar, por algum motivo, de atualizar o nosso site? Quais são os riscos reais que se correria?

Aconteceu comigo: por dois meses não atualizei o meu blog. Vejam o que aconteceu.

Nos últimos dois anos o Ikaro (em italiano) foi atualizado em média com 3 novos artigos por semana até o dia 23 de junho de 2007, dia em que eventos da minha vida me afastaram do meu blog e da internet. Do dia 23 de junho até o dia 03 de setembro de 2007 (fora uns dois artigos) deixei o site a si mesmo.

Vejamos agora, examinando as estatísticas de acesso, se efetivamente os medos dos bloggers têm razão de ser ou se são exagerados.

Comparação entre o tráfego do mesmo período de 2007 e 2006

Do Google Analytics, eis o andamento das visitas respectivamente entre o dia 23/06/06 e 03/09/06 (verde) comparado com o mesmo período de 2007 (azul). Deve-se observar que em 2006 o blog foi atualizado com uma certa regularidade enquanto que em 2007 ele foi, praticamente, abandonado.

stats.JPG

Vale ressaltar que devemos avaliar somente o andamento, e não os valores absolutos pois, um ano de diferença quer dizer mais artigos, mais contatos dos motores e mais tráfego fisiológico. No que diz respeito ao andamento é fácil observar uma certa similaridade até o fim de agosto depois do qual (com grande surpresa) se verifica um crescimento bem em 2007, ou seja, depois de 2 meses de abandono do blog.

Esse aumento, porém, poderia ter sido causado devido a fatores off site, ou seja, por uma improvisa popularidade de um artigo graças a uma keyword relacionada a um assunto tratado na TV ou no jornal… Em poucas palavras, ainda temos poucos dados para afirmar que o site não resentiu os 2 meses de abandono. Portanto, vamos dividir o tráfego e gerar o mesmo gráfico para:

  • Acessos diretos
  • Acessos dos motores

Comparações do tráfego de acessos diretos

stats2.PNG

Comparações do tráfego dos motores de busca

stats3.PNG

Parece claro que o que determinou o crescimento foi mesmo o tráfego proveniente dos motores de busca, aqueles que, em teoria, deveriam ter sentido mais o período de inatividade do blog.

Análises do tráfego proveniente dos motores

Por que os motores aumentaram as visitas depois de 2 meses de inatividade? Se acreditamos mesmo que é importante atualizar o blog frequentemente para que ele não seja penalizado pelos motores, podemos pensar que a causa é uma keyword relevante que entrou em jogo em 2007 e que faltava em 2006. Mas, não é assim. As chaves Top são as mesmas, mas em 2007 aumentaram notavelmente a sua eficácia nas SERP. Seguem abaixo:

1. coolstreaming +95%
2. voipstunt +196%
3. pplive +33%
4. tv internet +905%
5. software free +100%

Conclusões

A minha conclusão é simples: as paranóias de bloggers que levam a uma tendência obsessiva de encher o próprio site com informações mais ou menos relevantes com o objetivo de mantê-lo atualizado constantemente não têm razão de ser. Pode-se viver tranquilamente mesmo sem atualizar o seu próprio blog com a frequencia de um metrônomo (a menos que a frequência de atualização seja uma escolha editorial bem precisa, obviamente).

Sei que muitos SEO e muitos marketers torcerão o nariz frente às minhas observações mas, por minha vez, não compartilho o método empírico obsessivo constituído por fórmulas, números e cálculos que estão tirando a natureza própria do web marketing. Às vezes, seria melhor parar de calcular, prever e comportar-se como um cientista, e começar a relaxar, parar e observar silenciosamente tudo aquilo que acontece.

Comments

comments