Usabilidade: Por que Widget Em Excesso Pode Penalizar Seu Blog

Quando inserimos um novo plugin em nosso blog tornamos as páginas mais pesadas sem nem perceber

Os widgets para blog e os adds-on, em geral, permitem envolver de uma forma mais abrangente os seus leitores e integrar funcionalidades de redes sociais, marketing, etc. nas suas páginas, porém eles podem trazer consequências indesejadas e não previstas.

O código Javascript para colar o nosso plugin é constituído de um punhado de caracteres mas, esse punhado de caracteres não é o widget propriamente dito, é somente somente o endereço de onde baixá-lo. E nós não sabemos a priori quantos Kb serão baixados para fazê-lo funcionar e visualizar o nosso último Twit, ou os últimos leitores via MybloLog.
chocolate.jpg
[Photo Credit: SasPartout]

Por isso, decidi verificar com quantos Kb, efetivamente, carregamos as nossas páginas quando inserimos alguns dentre os plugins mais populares:

1. MyBlogLog: +64 Kb
2. AdSense Ads: +22 Kb
3. Google Analytics: +22 Kb
4. Disqus: +17 Kb
5. Criteo Autoroll: +17 Kb
6. Woopra tracker: +6Kb
7. Quintura cloud generator: +380 Kb
8. Technorati Rank: +27 Kb
9. LLOOGG Tracker: +2 Kb
10. coComment: +8 Kb
11. Botão DIGG: +17 Kb

e assim vai com muitos outros widgets onipresentes na blogosfera.

Como você já deve ter entendido basta carregar três ou quatro widgets e, como que por magia, o peso da nossa página aumenta sem percebermos nada. Me permiti pesar algumas páginas casuais de alguns blogs brasileiros:

Como podemos ver os widgets são cômodos mas, eles jogam nos browsers dos nossos leitores dados “de balde” que podem tornar o nosso site realmente inacessível para quem tem a conexão mais lenta e podemos nos tornar antipáticos aos motores de busca (são uns chatos, amam os blogs em perfeita forma… rs).

É sempre melhor escolher somente os widgets que de qualquer forma trazem algum benefício ao nosso blog e, em todo caso, comprima as páginas web com mod_deflate ou com php. Um cuidado desse tipo é capaz de reduzir o peso em 70% e aumentar, portanto, a velocidade de carregamento da página.

Um ótimo instrumento para analisar o peso de cada elemento de uma página (inclusos os widgets e os add on) é o Web Developer Tools para Firefox. Uma vez visualizada a página web abra Ferramentas>Web>Developer>Information>View document size.

Comments

comments