Linux: Como Gerir o Ubuntu Remotamente com WinXP

Com o Vino server e VNC, o controle remoto de um desktop Ubuntu Server Edition 8 e um client Windows XP pro é quase imediato.

Consegui colocar no data center um servidor DL380 equipado com LAMP (Linux-Apache-MySQL-Php) para começar a alojar algum serviço da rede em uma tecnologia aberta.
ubuntu.jpg

Embora eu esteja feliz como um menino tanto pelo brinquedo quanto pela confiança dada a mim, estou correndo o risco de pegar uma pneumonia por causa das mudanças de temperatura entre a sala de servidores e o resto do escritório.

Quis verificar se é possível controlar remotamente com o ambiente gráfico (Gnome) o server Ubuntu da minha posição Windows, e bastou uma pequena pesquisa para verificar que o controle remoto de um desktop Ubuntu Server Edition 8 com um client Windows XP pro é quase imediato.

Basta instalar os seguintes softwares nas respectivas máquinas:

O Vino server está disponível na repository oficial do Ubuntu. Você pode verificar se ele está instalado ou não abrindo o menu System>Preferences e procurando o ícone Remote Desktop. Se não estiver presente pode instalá-lo logando-se como superuser e digitando:

$ sudo apt-get install vino

A esse ponto abra System>Preferences>Remote Desktop:

remote desktop.jpg

E configure-o. No meu caso, a exigência é a de gerir o servidor do meu workstation, por isso devo fazer com que não seja requerida nenhuma permissão para conexão (Ask you for confirmation) no Gnome quando me conecto de onde estou.

Obviamente é oportuno que se configure uma senha de acesso segura; ela será requerida ao início da conexão no Windows.

rdpreferences.jpg

Feito isso, inicie no Windows o VNC Viewer e insira o endereço IP do servidor Ubuntu (eu não disse, mas é óbvio que as máquinas devem pertencer a mesma rede):

VNC.png

Depois, insira a senha que você especificou anteriormente nas preferências do Vino server:

VNC password.png

E pronto! Uma janela deve aparecer com o desktop Ubuntu na qual você poderá trabalhar remotamente com teclado e mouse exatamente como se estivesse em pé na sala de servidores batendo os dentes de frio.

Aproveitando o assunto, eis uma excelente lista de aplicações free para Linux e os melhores videogames gratuitos que rodam no Pinguim.

Comments

comments