Como a Web 2.0 Pode Criar Oportunidades de Trabalho: A Era do Crowdsourcing

Designers gráfico de todo o mundo unam-se: o trabalho se encontra online

As dinâmicas sociais na rede podem criar trabalho e oportunidades, mas sobretudo, oferecer a possibilidade de demonstrar as suas próprias capacidades.

O crowdsourcing é um outro daqueles termos estranhos ligados a Web 2.0 de siginificado muito simples: é o processo de individualização de habilidades profissionais ao interno de um grupo não organizado de pessoas.

99designs é um belo exemplo. Trata-se de um site que permite aos designers gráficos freelancers de todo o mundo demonstrarem o seu talento.

Funciona de um modo muito simples:

1. O cliente que precisa de um trabalho de design, da idealização de um logo, de uma gráfica de um site, etc., lança um concurso no site indicando as especificações
2. O cliente deve indicar claramente o budget destinado para esse trabalho
3. Designers gráficos freelancers interessados aderem ao concurso enviando rascunhos e propostas
4. O cliente deve dar um feedback a todos os participantes
5. No encerramento do concurso o cliente escolhe o melhor trabalho e o designer pode receber o budget disponibilizado
6. Os direitos do trabalho desenvolvido passam do designer ao cliente

Os budgets vão de milhares de dólares a cem dólares. Os freelancers que propõem os trabalhos participam do concurso gratuitamente, enquanto que o valor para abrir um novo concurso por parte dos clientes soma 39 créditos (1 crédito = US$1).

Estas são algumas propostas para o logo da Amyris, que destinou um budget de US$1000:

Se você é um designer gráfico adicione logo o 99designs nos seus favoritos e dê uma olhada no site, pois ele representa um ótimo exemplo de como as redes de relacionamentos e as conversas online podem criar oportunidades de trabalho.

Eis um bom vídeo sobre crowdsourcing:

Comments

comments