Como Funciona o Facebook e Por Que Ele Torna Possível Encontrar Velhos Amigos

Uma pequena ajuda para os usuários inexperientes

Facebook é a segunda rede de relacionamentos mais popular do Brasil embora seu funcionamento não seja tão simples e imediato. A maior parte dos usuários cria um perfil para reencontrar pessoas e velhos amigos com os quais perdeu o contato, mas a maioria fica desorientada com a aparente complexidade do sistema.

Sem aprofundar muito e com uma linguagem absolutamente simples tentarei explicar como funciona o Facebook e dar um endereçamento geral para que os usuários mais inexperientes orientarem-se melhor.

Com Facebook você pode fazer amigos

Na sessão Amigos (menu azul no alto) você pode convidar via email amigos já conhecidos, importar automaticamente os contatos das suas listas ou procurá-los através do nome / trabalho / escola frequentada.

Faceboook procura para você velhos amigos com os quais se perdeu o contato totalmente, graças aos… graus de separação

O sistema procura constantemente pessoas em comum entre os amigos dos seus contatos. Se você conhece Paulo e Gabriela e ambos conhecem Laura (que não consta nos seus contatos) FB lhe pergunta “Por acaso você também conhece Laura?”. É a sessão Pessoas que você talvez conheça, é assim que você descobre pessoas com as quais perdeu o contato faz tempo.

Você pode inserir no seu perfil foto, vídeo, link e outras coisas

Como em muitas redes sociais você pode inserir no seu perfil fotos, vídeos, compartilhar links interessantes, inserir os eventos aos quais você tem intenção de participar ou a adesão a grupos de usuários.

Facebook é um espião. Comunica cada movimento seu aos seus amigos e vice-versa

A tabela Feed de Notícias lhe atualiza sobre todas as ações dos seus amigos em tempo real, enquanto a seção Mural permite que seus amigos insiram fotos, comentários, etc. no seu perfil.

De agora em diante chamaremos o Mural de perfil. O conteúdo do seu perfil é visível e “comentável” por seus amigos e vice-versa.

Para entender o mecanismo tente acessar a página de um amigo seu: no perfil dele você encontrará fotos, vídeos, comentários e todas as interações dele com os seus contatos (mesmo com aqueles que você não conhece). Pode-se comentar todos os eventos.

As fotos e outros materiais enviados podem propagar-se sem controle

Você pode copiar as fotos dos perfis alheios clicando em Compartilhar e inserindo uma cópia no seu, ou você pode marcá-las conectando-as a alguém que você conhece. Desse modo, ela se tornam parte do seu perfil e podem ser compartilhadas com seus amigos também… assim as fotos passam de mão em mão…

Eu não era legal nos tempo do colegial? Quando vi esta foto levei um susto. Qualquer um pode selecionar uma área da foto e associá-la a um nome ou a um usuário do Facebook.

Se ainda não está satisfeito você pode compartilhar no Facebook tudo o que faz fora dele também

FriendFeed é uma rede social que lhe permite notificar aos seus amigos em tempo real os seus preferidos do YouTube, as canções que você escuta no Blip, os comentários do seu Twitter e muito mais. Você pode conectar o FriendFeed ao Facebook, assim poderá compartilhar mesmo todas as suas ações com os mecanismos descritos acima.

As aplicações de Facebook, ou seja, a perda de tempo ao cubo

Você deve ter ouvido falar (não da perda de tempo, das aplicações do Facebook): se trata de módulos que adicionam funcionalidades ao sistema e aumentam as ações possíveis e as interações entre amigos. Por exemplo:

  • oferecer um drink
  • fazer uma brincadeira
  • aderir a causas mais ou menos nobres
  • vender e comprar através de anúncios
  • partecipar de jogos online

Aqui nasce o barulho de fundo. Quando um amigo adere a um grupo, recebe um drink virtual ou outra coisa ele pode convidar os seus próprios contatos para fazer o mesmo.

Isso explica, portanto, aquela avalanche de convites que os usuários encontram em suas caixas de mensagens, a maior parte dos quais são regularmente ignorados.

Mas, por que dizem que com Facebook pode-se ganhar dinheiro?

Frequentemente amigos me oferecem um drink virtual no FB, que correspondo com prazer. Porém, existe um limite de drinks que posso oferecer grátis, depois disso terei que pagar. Existem também aplicações como Animais que permitem simular a adoção e a compra/venda de animais domésticos, com dinheiro de verdade. Se, ao invés, você tem poucos amigos e não quer fazer uma brutta figura… pode comprá-los!

Na verdade, o Facebook é um excelente instrumento de marketing boca-a-boca, mas como esse artigo pretende ser somente um mini-guia básico vamos deixar o assunto para outro momento.

Só isso?

Bem… sim. Substancialmente esse é o mecanismo de funcionamento de base do Facebook. Ele foi pojetado para favorecer a propagação de informações através de grades de separação social e por isso mesmo lhe permite encontrar amigos ou pessoas com as quais perdeu o contato faz tempo.

Recapitulando:

1. Se você quer ver em tempo real o que os seus amigos estão fazendo
Abra a tabela Feeds de Notícias

2. Se você quer ver as ações de um amigo em ordem cronológica
Entre no perfil dele, você se encontrará já no Mural

3. Se você quer “roubar” uma foto de republicá-la no seu perfil
Abra a foto, clique em Compartilhar e selecione Publicar no Perfil

4. Se você quer marcar alguém que conhece em uma foto
Abra a foto, clique em Marcar esta foto, selecione a área que contém a pessoa e digite ou selecione o nome dela

5. Se você quer ver possíveis amigos que ainda não adicionou
Na coluna da direita da sua Página inicial há uma tabela chamada Pessoas que você talvez conheça

6. Se você está cansado de receber toneladas de emails do Facebook
Vá em Configurações e depois em Notificações. A esse ponto selecione somente os eventos que você quer que sejam notificados.

A propósito… se quiser me adicione. 🙂

Comments

comments