AdSense: Como Tornar os Anúncios Contextuais Menos Invasivos Sem Perder Clicks

Com pequenos truques é possível diminuir a poluição visual dos anúncios sem sacrificar as entradas

O AdSense e as outras redes de anúncios contextuais são um ótimo sistema para ganhar com o blog e permite remunerar, em parte, o tempo empregado para produzir novos conteúdos e manter o próprio site.

Porém, pode ser uma grande chateação para os leitores, pois é sabido que o sistema mais eficaz é aquele de posicionar um bloco de anúncios grandes (336x280px) embaixo do título do post: poluindo, realmente, o visual.

Refleti bastante sobre como tornar os anúncios menos invasivos para os nossos leitores habituais mas, sem renunciar ao formato nem à posição que garantem a eficácia maior.

Creio que encontrei 3 truques que tornarão o nosso blog muito mais digerível para os nossos leitores habituais depois de ter descoberto uma coisa muito importante: mais de 98% dos clicks de todos os dias no ikaro.net chega de posts com mais de 1 mês de publicação.

Veja como tornar o seu blog mais acolhente sem renunciar a muitos clicks.

Photo Credit: Hannamaria

Mostre o AdSense somente nos artigos de arquivo

No meu caso, um elevadíssimo percentual dos clicks são registrados nos artigos de arquivo ou mais velhos de 1 mês, e não naqueles mais recentes.

A onda de visitas gerada pelos novos posts graças às redes sociais e aos feeds não gera muitos clicks porque se trata de leitores habituais.

Faça com que o AdSense apareça somente nos artigos mais velhos de 30 dias, por exemplo. Fazendo assim…

  • os seus leitores habituais lhe seguirão de maneira mais apaixonada
  • você não perderá muitos clicks porque, geralmente, não são eles que clicam nos ads

A extensão AdSense DeLuxe para WordPress oferece esta funcionalidade.

Não mostrá-los de modo algum nos posts off topic ou pouco relevantes para o assunto do seu site

É muito desagradável ler um post não muito sério e cheio de anúncios. Parece spam.

Para não falar do fato que poucos clicks naquelas páginas se converterão em ações abaixando, assim, o ROI de toda a conta. Depois, você se sente escravo do seu próprio blog porque não é livre de escrever artigos off topic ou menos sério do habitual.

A solução é… tirar o adsense daquelas páginas. Sim, quero dizer não mostrá-los de jeito nenhum! Niente, nada… no click!

Paradoxalmente, poderemos ganhar porque perderemos clicks não relevantes que poderiam abaixar o ROI com um efeito devastante no nosso smart pricing. Depois, quando der vontade, poderemos finalmente relaxar e escrever posts mais descontraídos sem ficar com consciência de culpa.

Se mesmo assim você não consegue publicar um post sem nenhum anúncio contextual, posicione-os embaixo

Ok, pode ser que não seja assim fácil cortar completamente os anúncios nos dois casos acima elencados (novos posts e off topic). Se você não consegue mesmo, então, limite-se a eliminar o bloco que mais polui (em geral, aquele logo abaixo do título) e deixe somente os menos evidentes nos posts mais novos e naqueles off topic.

A princípio estamos testando estas estratégias no ikaro.net (versão italiana do blog) e já tivemos bons feedbacks dos nossos leitores habituais.

Comments

comments