Chega o Programa de Afiliação Para Ganhar Com o Twitter: MagPie

Ganhar com o Twitter, será uma revolução ou um caos?

Acaba de ser lançado um programa de afiliação que permite aos usuários ganhar com o Twitter. Chama-se MagPie e aposto que trará muita discussão. Ele oferece aos anunciantes a planificação de campanhas publicitárias online veiculadas com os twits dos usuários que decidem aderir como publishers.

Funciona mais ou menos assim: o MagPie verifica e analisa o perfil dos twitters que se inscrevem na qualidade de publishers para determinar a influência (graças ao número de followers) e a área de interesse (baseado no assunto dos próprios microposts). A influência determina o nível de remuneração e a tipologia dos twits será utilizada para selecionar os anúncios mais adequados a serem associados àquele usuário.

Quem quiser ganhar com MagPie deverá permitir que o sistema utilize a sua conta para enviar com o seu username os twits que contêm os anúncios. Não há nenhum controle sobre o tipo de anúncio, mas você pode configurar a frequência de envio. Um por cinco é a configuração standard, que pode ser diminuída a 1/20 ou, indiscriminadamente, aumentada a 1/1.

Os anúncios são pagos a cada twit enviado, o valor é calculado com base no número de followers e é necessário ter uma conta Paypal para receber os pagamentos (mínimo de US$50 para ser efetuado o pagamento). Para se ter uma idéia, Catepol com os seus 1100 followers aproximadamente receberia 2,26 euros por twit-ad (em italiano).

No que diz respeito aos insercionistas o mecanismo é similar ao AdWord: se oferece um certo valor a determinadas palavras-chave (bid) e se identificam os usuários relevantes para aquela área. A oferta maior determinará o anúncio que será visualizado com um twit automático através da conta de um usuário relevante.

Pessoalmente, me inspira um pouco de antipatia porque o vejo como um serviço muito invasivo que infecta espaços até agora livres (ou quase) de bombardeamentos publicitários.

Além disso, não devemos subestimar o problema da redundância: agora existem muitos agregadores sociais que recolhem as atividades dos usuários nas diversas redes sociais e a publicidade do MagPie, pensada para funcionar no twitter, inundaria o Facebook, FriendFeed e outras redes sociais pelos mecanismos de propagação via feed.

Se quiser testar, abra a sua conta no MagPie.

Comments

comments