Criar Screencast Online com um Click sem Instalar Nada: ScreenToaster

Ótimo serviço para salvar e republicar tudo o que acontece na tela do computador quase instantaneamente

O screencasting consiste em registrar as imagens do monitor em tempo real e salvá-las em um vídeo para utilizá-lo em apresentações, brainstormings, tutorials e demonstrações várias.

Até agora era necessário utilizar programas de screencast próprios para serem instalados no computador e graças a eles se criava um arquivo de vídeo para editar e publicar online com os vários sites de videosharing.

O ScreenToaster é um novo serviço que torna tudo mais simples e acessível a todos:

  • Conecta-se a home page de ScreenToaster
  • Clica-se no botão Start Recording
  • Aperta-se ALT+S para começar a gravar tudo o que acontece no monitor
  • Depois, aperta-se de novo ALT+S para terminar a gravação do screencast

Depois de visualizar o rascunho pode-se ainda adicionar comentários em áudio com o microfone, adicionar legendas e salvar o screencast na área do usuário clicando em Publish it. Obviamente, você tem à disposição o código para inserir o vídeo no seu blog. É quase imediato.

Para se ter uma idéia veja este vídeo demonstrativo:

Você pode, portanto, evitar de ter que instalar softwares no seu PC, gerir os enormes arquivos típicos de sessões de screencast, editá-los e carregá-los online.

O que mais me surpreendeu é a qualidade. Neste tipo de filmagem a qualidade é realmente essencial para que os usuários consigam visualizar detalhes importantes como o cursor, o texto, os elementos da interface como os botões, menu, etc. O ScreenToaster, além de tornar tudo mais simples, garante uma qualidade notável.

Este é um screencast que fiz enquanto escrevia o artigo, veja:

No momento o serviço está em fase beta privada, mas existem diversos convites rodando pela rede (o Techcrunch estava oferecendo 500, veja se ainda tem algum disponível).

Esse é um projeto da Iteria SARL, uma start-up francesa que depois de ter autofinanciado o protótipo conseguiu obter um financiamento de um angel investor em setembro de 2008, podendo assim tentar esse grande salto.

ScreenToaster, um ótimo serviço!

Comments

comments