Quanto Custam os SMS Para as Operadoras de Telefonia Móvel

Um senador americano encostou na parede quatro operadoras americanas e fez uma descoberta surpreendente

Você já se perguntou quanto custa à sua operadora o envio de cada SMS seu? Simples… basta subtrair o custo e impostos que elas pagam do valor que nós pagamos (em média 20 centavos de dólar nos EUA), ou não?

De fato, se pensarmos bem nos daremos conta que apesar da tecnologia estar em contínua evolução as operadoras continuam há anos a focar nos SMS como modelo de business principal. Por quê?

sms
Photo Credit: fantasista

E mais, por que as operadoras são capazes de transmitir programas de TV nos nossos dispositivos móveis, mas ainda nos limitam a 160 caracteres por mensagem?

Um senador americano, Herb Khol, se fez esta mesma pergunta e curioso por causa da cortina de fumaça que ofusca os dados desta fonte de renda pegou o touro pelos chifres: no mês de setembro de 2008 enviou pedidos de esclarecimento a Verizon Wireless, AT&T, Sprint e T-Mobile convidando-os a tornar públicos os detalhes de preços e custos dos SMS, motivado também pelas seguintes considerações:

  1. Em 2008 foram enviados no mundo 2,5 trilhões de SMS
  2. De 2005 a 2008 nos EUA o preço dos SMS dobrou

A AT&T, Sprint e T-Mobile responderam por escrito ao senador Khol divagando sobre os planos telefônicos e sistemas de tarifação sem esclarecer em detalhe a requisição do senador. A Verizon Wireless não quis falar com Khol e impediu até mesmo a publicação da resposta emitida por escrito.

Simplificando ao máximo, um SMS viaja deste modo:

  • Passa do celular ao repetidor mais próximo via wireless
  • Depois viaja através de cabeamento até o repetidor mais próximo ao destinatário
  • Por fim, deste repetidor até o celular destinatário novamente via wireless

Visto que as operadoras não quiseram revelar os seus custos, podemos supor que estes sejam gerados pelas transmissões sem fio para e do repetidor aos extremos do cabeamento…

Mas, o inesperado foi revelado por Keshav Srinivasan, professor de informática na Universidade de Waterloo. Titular há alguns anos atrás de uma pesquisa financiada por uma das quatro operadoras e insultado porque ousou requerer este tipo de informação para fins da própria pesquisa desvenda o mistério: um SMS custa às operadoras 0 centavos. Assim como um milhão de SMS custam 0 dólar.

O SMS se esconde dentro do sinal que conecta o celular ao repetidor mais próximo, sinal que existe independente do envio do SMS. Ele utiliza uma parte deste sinal, chamado Control Channel (Canal de Controle), como um cavalo de tróia.

Por isso que há anos não se pode superar o limite de 160 caracteres por SMS: caso contrário a mensagem não conseguiria se esconder no sinal de controle para viajar de graça!

E no Brasil? Para a Vivo, Claro, TIM, Oi, etc. quanto custa o envio dos nossos SMS?

O artigo What Carriers Aren’t Eager to Tell You About Texting de Randall Stross foi publicado no New York Times dia 26 de dezembro de 2008 e, posteriormente, republicado na Wired mas, estranhamente, passou inobservado.

Para mim, talvez ingenuamente, isso parece um furo jornalístico mas, nenhum jornalista abordou esta notícia no mainstream, nem mesmo procurou saber mais sobre ela (ao menos na Itália).

Comments

comments