Novas Mídias: Por Que o Texto Continua Sendo o Rei da Web

Esta semana me deparei com um post muito interessante, Why Text Remains King of the Web de Steve Rubel, que confirmou o que eu já imaginava.

Por mais que tudo evolua existem coisas que ficarão para sempre, como uma simples caneta, um papel, a feirinha perto de casa, um livro, etc., etc. Com a web, e mais especificamente a blogosfera, não é diferente.

Por mais que se faça propagandas de que o vídeo é o futuro da web eu não acredito que um dia ele se tornará o seu protagonista.

Sim, ele pode e deve ser usado para mostrar aquilo que as palavras não conseguem, mas um vídeo precisa sempre vir acompanhado de um texto para obter o máximo de seu objetivo.

Vamos analisar as 5 razões que Rubel apresenta para sustentar sua opinião de que o texto continua sendo o rei da web:

Ele é examinável

Segundo Jakob Nielsen, antes mesmo de ler alguma coisa os olhos de um visitante faz uma varredura preliminar da página individualizando blocos de informações predominantes. Para cada bloco individualizam algumas chaves semânticas (ou seja, tentam entender o assunto), depois, se essa varredura preliminar teve sucesso, partem para a leitura do que acharam interessante. Com um vídeo você só saberá se ele é interessante ou não quando você assisti-lo.

Trê letras: SEO

Por mais que a Google Universal Search tenha feito de tudo para elevar os vídeos, a maior parte dos resultados das pesquisas ainda são textos. E todo mundo quer bem o SEO!

Local de trabalho

work-place

É muito mais fácil que um funcionário que trabalha em uma baia, por exemplo, leia um texto no seu monitor que pode ser fechado rapidamente do que assista um vídeo. Pior ainda se ele for longo. Assistir vídeos (mesmo relacionados ao trabalho) passa a impressão de que a pessoa está enrolando.

Aparelhos móveis


Claro que você pode armazenar um vídeo num iPhone, mas dá um pouco de trabalho. Com um texto você faz o mesmo em um segundo.

Distribuição


Nada vai de um lugar para outro como um texto. É muito fácil copiar/colar ou anexar e mandá-lo por email ou postar numa rede social.

Assitir um vídeo para aprender fazer alguma coisa ou para ver algum evento ou pessoa, tudo bem. Mas,  apresentar conceitos, teorias, opiniões que precisam de aprofundamento não podem ser feitos sem texto.

Além do mais, um vídeo deve ser muito bem produzido para conseguir prender a atenção de seus webespectadores.

Outro ponto negativo é que você não conseguirá muitos backlinks de outros bloggers somente com vídeos.

Qual a sua opinião?

Comments

comments