Newsmastering: Como Agregar, Selecionar e Republicar Notícias Com WordPress

Um agregador de feeds é um instrumento que agrega em um único canal as news provenientes de múltiplas fontes que nos interessam.

Cada vez que uma das fontes produz um novo conteúdo, automaticamente o nosso agregador detecta a notícia, a modifica baseado nas configurações pré-definidas e publica o post com um link bem visível à fonte.

Criar um sistema de agregação, seleção e republicação (quase) automático com o WordPress é realmente muito fácil, os plugins que indico hoje farão quase todo o trabalho, desse modo o seu blog / agregador estará sempre atualizado com notícias frescas.

Existem dois ótimos instrumentos para criar um agregador de feeds com WordPress, vamos vê-los juntos detalhadamente:

AutoBlogged

autoblogged

Trata-se de um plugin pago (US$49 se você conseguir um desconto online, senão custa cerca de US$59 sem desconto) criado especialmente para o WordPress com o qual é possível agregar os posts provenientes de muitas fontes. O funcionamento é simples: o plugin coloca à disposição dos usuários um útil painel de controle onde você pode gerir muitas opções, entre as quais:

  • Adicionar, modificar ou cancelar feeds
  • Filtrá-los por keywords, utilizando por exemplo o Google blog search para determinatas chaves.
  • Modificar a estrutura de visualização de cada notícia (com essa opção um pouco complexa, é possível modificar esteticamente e estruturalmente a visualização dos artigos agregados no seu blog).

É possível decidir se importar as tags e categorias do artigo original, se citar a fonte (obviamente ético e recomendado) e em qual parte do artigo inserir o link. Você pode decidir quantos artigos importar de um único feed, numericamente ou com um percentual, e se importar uma parte ou todas as categorias e tags.

Eu o uso faz muito tempo e tenho que admitir que, mesmo sendo pago, constitui o melhor instrumento em circulação para construir um agregador de feeds eficaz! Além disso, se encontra disponível um fórum para os usuários onde é possível obter suporte gratuitamente.

O painel também integra uma página para contatar a assistência diretamente do dashboard do WordPress.

FeedWordPress

É gratuito e tem menos funcionalidades que o anterior, mas para começar ou experimentar é ótimo. Permite importar os artigos publicados por outros blogs via feed e publicá-los no seu blog citando a fonte.

Entre as características mais significativas destaco:

  • Modalidade publicação: se os posts agregados forem publicados rapidamente, salvos como rascunho ou publicados como artigos privados.
  • Abilitação de comentários: pode-se decidir se nos artigos agregados será possível deixar comentários ou não.
  • Abilitação pingback e trackback

O plugin importará automaticamente os artigos dos feeds, por esse motivo se a fonte publicar feeds inteiros os agregadores farão o mesmo. Como no AutoBlogged, o FeedWordPress também é compatível com o WordPress 2.7.

Nota sobre o autor

Giovanni Manca, aka giannisonottimista, é idealizador do blog InformaticaPratica que trata de assuntos como Internet, novos softwares e novidades informáticas.

Comments

comments