Como Conquistar e Capturar a Atenção dos Seus Leitores: Trate-os por Você!

Antes ainda do conteúdo, do information chunking e dos comentários existe uma estratégia de comunicação fundamental e simples de se por em prática para envolver e capturar a atenção dos visitantes de um blog: trate os seus leitores de você.

dedo-apontando

Siga-me por alguns segundos: com quem estou falando agora?

É verdade que enquanto escrevo este post já sei que ele será lido por mais de uma pessoa, mas dentre esses muitos está você e neste momento a comunicação é entre mim e você. Você pode até rebater e alimentar a conversa através dos comentários.

Existe um blogger que, na minha opinião, construiu a sua fortuna sobre este simples ponto: Salvatore Aranzulla. Frequentemente objeto de críticas pouco simpáticas, Salvatore tem cerca de 1 milhão de visitas ao mês, e tenho certeza de que parte desse sucesso seja, realmente, devido ao fato de que sempre nos seus posts ele vai diretamente ao leitor, às vezes até exagera um pouquinho.

Percebam agora a diferença se trato os senhores desta outra maneira (não dá vontade de virar para trás para saber com quem estou falando?).

Recapitulando, as bases para conquistar os seus leitores:

  1. Information chuking: quebre o texto em parágrafos pequenos que exprimam conceitos simples
  2. Comment tracking: quem visita o seu blog lê outros blogs além do seu. Faça com que você possa seguir os comentários dos seus posts de maneira simples escolhendo instrumentos de comment tracking apropriados
  3. Responda aos comentários, quando for necessário, obviamente
  4. Trolls: mande-os em auto-combustão
  5. Trate por você quem lê você!!!

Eis outros conselhos úteis para capturar a atenção com os seus posts.

PS: a regra do você vale para o Brasil, creio que em Portugal e outros países lusófonos a mais informal e descontraída forma de tratamento seria tu. Certo?!

Comments

comments