SEO e Link Building: Estratégias Para Otimizar a Troca de Links

O advento do Trust Rank tornou mais complexas as estratégias para aumentar a link popularity

Uma das técnicas mais utilizadas para subir nas SERPs e para aumentar o Trust Rank é constituída pelo link building: aumentar a qualidade e a quantidade de links direcionados ao próprio site.

Com o advento do Trust Rank e um parcial redimensionamento no Page Rank realizado pelo Google esta estratégia se tornou muito mais dificultosa a ponto de faltar pouco para ir de encontro a uma penalização.

Neste guest post Dario Scarano compartilha algumas informações preciosas para nos orientar melhor sobre as estratégias SEO baseadas nos links.
link-building
Image Credit: Ssilver

Muitos webmasters, frequentemente, ficam tentados a aumentar a Link Popularity ou melhorar o posicionamento do próprio site somente através de esquemas de troca de links. Provavelmente, ainda hoje este constitua um bom sistema para aumentar os backlinks com específicos anchor text.

Infelizmente, na maioria das vezes, acabamos caindo em erros banais que arriscam aparecer aos olhos dos motores de busca em forma de spam com as graves consequências que isso pode comportar.

Vamos analisar neste artigo como agir para deixar o Google contente e como evitar de “se queimar” com os erros mais comuns.

A troca de links como recurso de qualidade

O princípio base do sucesso é fazer com que tudo pareça um recurso espontâneo de qualidade. Ou seja, é necessário que os links pareçam o mais espontâneo possível, na prática, um recurso útil a quem visita o nosso site.

Sobre este assunto já tínhamos falado em um outro artigo sobre Link Popularity mas, neste caso, vamos aprofundar o discurso relativo principalmente as trocas de links na tentativa de torná-las o mais agradável possível aos nossos motores de busca para obter, pelo menos, alguns bons resultados.

É, portanto, necessário rever radicalmente a técnica de busca de links, mesmo porque, como afirma o Google no seu centro de assistência para webmasters, participar de esquemas de troca de links não é uma prática muito bem vista, sobretudo se não é feita com critério.

Estratégias para realizar uma troca de links de qualidade

Geralmente os erros neste tipo de situação derivam do fato de que quem pede a troca de links tem um site pouco conhecido e valorizado, está ansioso em vê-lo bem indexado e indicado pelo máximo de páginas possível e, consequentemente, tende a agir baseado no critério de que o primeiro que aceita está bom, e quanto mais melhor. Não existe nada mais errado que isso.

Como indicado por este artigo sobre trocas de links é necessário agir de modo que o Google não suspeite quando vir surgir novos links para nosso próprio site.

Não mostre aos motores de busca todos os links de uma só vez, distribua-os aos poucos. De fato, a menos que se administre o portal de uma grande organização já bem conhecida por si só, dificilmente em pouco tempo, e sobretudo, nos primeiros dias de publicação, alguém obteria uma grande quantidade de links espontâneos.

Portanto, procure sempre diluir no tempo a inserção de links de outros sites, no máximo duas trocas por mês.

Outro erro típico é o de fazer com que linkem seu site sempre com o mesmo anchor text com a ilusão de que assim é possível empurrar cada vez mais para os primeiros lugares nos resultados de busca a sua home page por causa da keyword contida no anchor do link.

Isso é uma coisa que se deve evitar absolutamente, dado que é praticamente impossível que tantos webmasters diferentes nos linkem sempre utilizando a mesma palavra ou frase. O Google percebe muito rápido e quando se força demais ele penaliza.

Lembre-se sempre que se é verdade que obter links de páginas externas é muito importante tanto para fins de posicionamento quanto para o aumento do Page Rank, é verdade também que os fatores que concorrem para chegar em primeiro lugar nos motores de busca são muitos, portanto, é sempre bom não focalizar-se em um somente e levá-lo ao extremo, senão arrisca-se muito a obter um efeito indesejado.

Use, então, a troca de links com a devida moderação e com as justas estratégias, somente assim você vai conseguir otimizar os resultados no seu site.

Nota sobre o autor

Dario Scarano, aka PsYCHo, é webmaster desde 1997. Administra 3 blogs, dentre os quais IoWebmaster, e é moderador da seção Posicionamento nos motores de busca no fórum GT.

Comments

comments