Como Navegar Sem Publicidade e Censura: FoolDNS

FoolDNS é um projeto italiano que propõe a proteção aos usuários contra operações de profiling e rastreamento operados por grandes networks publicitárias. Falando claramente, elimina a publicidade dos sites que você visita.

Do site oficial (tradução livre):

FoolDNS é um serviço de DNS particular focado em proteger a privacidade do usuário… Cada vez que vocês abrem uma página web, cada vez que aparece um banner, cada vez que vocês executam um código particular, uma boa parte das suas informações pessoais passam de mão em mão: vocês não as dão ao site que estão visitando, mas à network que as utilizam.

Isso é verdade. Em geral, as publicidades tanto gráficas quanto textuais são inclusas através de códigos específicos que, além de visualizar os ads, memorizam a sua passagem por aquelas páginas de tal maneira que conseguem reconhecer quando você passa em outros sites que hospedam publicidade da mesma network.

fooldns

O que você ganha utilizando FoolDNS

Você poderá navegar exatamente como antes com duas grandes vantagens: será possível ver até mesmo os sites censurados via DNS e todas as publicidades das páginas que você visitar desaparecerão.

O que ganha o FoolDNS

Substancialmente um arquivo de dados monetizável:

Somos capazes de fornecer informações detalhadas sobre o número de banners mostrados por cada única network de publicidade aos nossos usuários e, contemporaneamente, podemos dar dados precisos sobre os sites mais requisitados ao nosso servidor DNS. Reforçamos, tudo de forma anônima e agregada. Em termos simples, significa que conhecemos a popularidade dos sites e a popularidade das várias networks publicitárias.

Perplexidade

Parece perfeito, não é? Sem publicidade, sem rastreamento e tudo isso gratuitamente. Porém, tem alguma coisa que não encaixa…

A percepção do serviço está centrada no conceito de ética, e desse ponto de visto mesmo tenho algo a dizer. Explico melhor:

É preciso horas de trabalho, tanta energia e muito empenho para criar conteúdos originais para fornecer aos usuários sem pedir nada em troca. Parte desse empenho é remunerado pela publicidade.

O que o FoolDNs faz não é somente tirar a publicidade e contornar a censura, mas interceptar a publicidade das páginas do blogueiro, memorizar os dados que depois serão vendidos e, então, fazê-las desaparecer.

Em poucas palavras, o blogger trabalha para produzir conteúdos e o foolDNS tira vantagem criando um arquivo de dados e estatísticas monetizáveis.

Isso para mim não parece muito ético. Digo que são uns bastardos? Claro que não… 🙂

Em que modo FoolDNS seria realmente ético

Falta um pequeno detalhe para que o foolDNS seja verdadeiramente ético e impecável: se chama revenue sharing (compartilhamento de lucro).

O Adsense oferece 75% dos clicks aos anunciantes? Que o FoolDNS ofereça aos sites dos qual tira a publicidade a justa retribuição quando vende os dados.

Não é imediato mas, tecnicamente possível. Gostaria de fazer algumas perguntas a Matteo Flora e tentei contatá-lo por email há mais de um mês, mas ele não me respondeu ainda.

Anexo o vídeo da apresentação do FoolDNS no Blogfest 2008 de Riva del Garda, onde no final eu pergunto a Matteo se é possível dar ao usuário, de qualquer modo, o controle da lista dos circuitos de publicidade online a serem eliminados:

Comments

comments