5 Instrumentos Para Desenhar Online Mapas Conceituais

Por Wikipedia

A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.[…]O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.

Com o advento da web 2.0 e das novas tecnologias criar mapas conceituais online e no próprio computador se tornou uma brincadeira. Todos os dias é possível descobrir novos serviços e softwares que nos dá condições de criar um mapa mental com poucos clicks.

mapas-conceituais

Eis alguns dentre os muitos instrumentos gratuitos para criar mapas conceituais tanto online quanto no seu próprio computador.

  1. ExploraTree
    Na home page você encontra todos os tipos de mapas possíveis de se criar. Depois de ter criado um mapa você pode compartilhá-lo com os amigos e colegas por motivos de trabalho ou estudo. É preciso increver-se (gratuitamente) no site para poder utilizar o ExploraTree. É, com certeza, um serviço muito apreciado por estudantes.
  2. Mindomo
    Como o anterior, esse também nos permite criar mapas mentais/conceituais online gratuitamente. O funcionamento e a técnica de compartilhamento se parece muito com a do Google Docs.

    Como diz o site oficial:
    Mindomo is a versatile Web-based mind mapping tool, delivering the capabilities of desktop mind mapping software in a Web browser – with no complex software to install or maintain.

    Trata-se de um serviço particularmente indicado a todos aqueles que necessitam compartilhar mapas e esquemas com os seus próprios colegas de trabalho. De fato, é possível sintetizar um assunto muito vasto em poucas páginas. O site coloca à disposição os mapas que os usuários criaram e tornaram públicos, desse modo, antes de iniciar o seu mapa, você pode procurar se existe um com o mesmo assunto que quer tratar, nesse caso o seu trabalho se facilitará pois, já existe uma base de partida.

  3. MindMeister
    É uma aplicação web-based que utilizando gráficos, linhas e botões diversos nos permite criar um mapa conceitual preciso e claro. Esse instrumento também permite modificar, exportar e compartilhar o seu próprio mapa. É uma ótima ferramenta para aumentar a prórpia produtividade.
  4. WiseMapping
    Essa também é uma aplicação web que tem as mesmas características das precedentes; permite criar mapas online para depois serem compartilhados.Utiliza o método drag&drop (arrasta e larga) e é possível modificar os caracteres, o sombreamento e as cores.É possível convidar outras pessoas para colaborarem com o desenvolvimento do mapa para depois inclui-lo em qualquer página web. É preciso increver-se (gratuitamente) no site para poder utilizá-lo.
  5. CmapTools
    Trata-se de um software desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa IHMC da Universidade da Flórida (Florida Institute of Technology). Criar os mapas é realmente muito fácil e intuitivo, mesmo os menos experientes conseguem sem problemas criar o seu próprio mapa personalizado.

    O programa dispõe de tantas opções adicionais que, às vezes, poderiam desorientar um pouco os usuários menos experientes, apesar disso a função base continua muito elementar.

Ainda a respeito do assunto web 2.0, aplicações online e mapas conceituais não poderia deixar de citar o WikiMindMap, um ótimo motor de busca para Wikipedia que permite visualizar os resultados das pequisas através de um mapa conceitual.

Nota sobre o autor

Giovanni Manca, aka giannisonottimista, é idealizador do blog InformaticaPratica que trata de assuntos como Internet, novos softwares e novidades informáticas.

Comments

comments