Marketing Online: Um Sistema de Monetização Alternativo, os Gadgets Personalizados

Além dos sistemas tradicionais de publicidade online para a monetização do tráfego, como pay-per-click e afiliações, existem outros métodos particulares e interessantes: merchandising e material promocional personalizado.

ilovenewyork

Existem sites que permitem desenhar o seu próprio logo ou qualquer outro desenho em camisetas, bonés, canecas e outros objetos de uso comum e vendê-los no seu próprio blog recebendo um valor por cada pedido feito pelos seus leitores.

Certo, somos bloggers e não comerciantes, mas siga-me por um momento: a idéia não é vender bonés e camisetas mas, sim, oferecer aos nossos leitores a possibilidade de apoiar o nosso trabalho comprando uma camiseta ou um boné, objetos que, de uma forma ou de outra, são usados por eles e dão visibilidade ao nosso blog no mundo real.

Planificando a iniciativa com atenção e cautela poderia ser uma ótima idéia. Só precisa prestar atenção aos fatos que:

  1. O conteúdo do blog e a linha editorial devem, de qualquer modo, transmitir uma idéia, um conceito ou um modo de ser no qual os leitores se identifiquem.
  2. A marca no objeto deve exprimir tal conceito, e não simplesmente mostrar o nome ou endereço do blog.
  3. Deve ser especificado claramente que se trata de uma iniciativa de apoio ao blog, e não uma venda por correspondência. Talvez usando uma mensagem clara do tipo: “Apoie o nosso trabalho: adquira o nosso boné”.

Conheço alguns sites que oferecem esse serviço:

CafePress

Além de camisetas, blusas e bonés, oferece diversos objetos personalizáveis: canecas, almofadas, enfeites, posters, bolsas e muito mais.

SonicShack

Mais voltado para roupas, mas com uma qualidade notável.

Ambos os serviços trabalham com o print on demand, ou seja, estampam o objeto no momento do pedido do seu leitor e, então, o expedem. A interface para personalizar os objetos com escritas ou desenhos é em Ajax e funciona completamente online com a visualização das modificações do objeto em tempo real enquanto você o desenha.

Existe para cada gadget um preço base de produção e expedição, ao qual você pode adicionar um valor que será a sua parte (o seu lucro). Eles contabilizam o valor a ser pago e uma vez por mês lhe mandam um cheque com a sua parte. Existem planos de assinatura gratuita e planos mais avançados que são pagos.

Este vídeo mostra como abrir um shop free com Cafepress:

Pode ser um sistema alternativo de monetização do tráfego, e para alguns sites poderia funcionar. O que você acha?

Comments

comments