Social Network, Twitter Como Digg e Slashdot: Eis o Twit Que Derruba Servidor

Pela primeira vez um site foi inundado pela onda de visitas causada por um único twit

A capacidade das redes sociais de gerar um fluxo de visitantes a tal ponto de derrubar um servidor é bem conhecida. O primeiro foi Slashdot, e a capacidade de gerar um tráfego a tal ponto de travar o servidor ou exaurir a banda foi chamada Efeito Slashdot.

Depois, os igualmente conhecidos Efeito TechCrunch e Efeito Digg, e no Brasil, o Efeito Uêba.

Dia 2 de fevereiro de 2009 será lembrado como o dia do primeiro Efeito Twitter: um twit de somente 140 caracteres trouxe um número de visitantes tal que travou temporariamente o site linkado.

twitter

Pete Cashmore (TechCrunch) publicou um twit com um link ao blog de Michael Litman. Iniciou-se o efeito viral de retwit e o site de Michael teve um número tão alto de visitas que se tornou inacessível. Michael Litman confirmou o ocorrido.

Só falta dar um nome ao novo efeito… eu propus Twit-out porque lembra Knock-out e a frase That site has been Twitted out soa muito legal!

Falando sério, este episódio demonstra que o retwit é um elemento fundamental do marketing via twitter, sem levar em consideração se é bom ou ruim.

Pete Cashmore possui 52.000 followers e suponhamos otimistamente que 1/4 dos seus fans estivessem online naquele momento e tivessem clicado no seu link: teriam sido aproximadamente 12.000 visitantes em um breve período de tempo (meia hora, talvez?) e, portanto, não teria sido sufuciente para derrubar um servidor.

Comments

comments