Blog: Escrever Mais de um Post por Dia Aumenta o Tráfego?

Não.

Ou melhor, não é possível manter um nível de qualidade que conduza a um aumento de visitantes, não dá tempo. Desde o início de fevereiro de 2009 eu quis verificar pessoalmente, com o ikaro.net,  se era possível para um one-man-blog superar o teto de tráfego fisiológico de seu site publicando mais de um post por dia. Quase fiquei louco, o número de posts diários publicados em um mês e meio variava de 2 a 5.

homem-papel
Photo Credit: solarseven

Fiz um resumo das vantagens e desvantagens que eu encontrei.

Implicações nas redes sociais

Como se está mais presente os usuários parecem participar mais ativamente nas conversas que você inicia. Também aumentam-se ligeiramente os seguidores, mas isso é normal porque se faz mais barulho.

Tráfego e visitas

Um aumento de 10%, mas chega quase que totalmente das redes sociais. Os motores de busca são aparentemente insensíveis ao aumento da freqüência de publicação, como você pode ver no gráfico abaixo.

analytics

A parte mais importante do blog continua sendo aquela formada pelos posts mais antigos, que ao longo dos anos criaram um trustness inatacável.

Monetização do tráfego

Completamente irrelevante, mas devo considerar que o teste foi aplicado numa época de crise. Este ponto, portanto, é melhor pular.

Qualidade dos posts

Caiu. É impossível para um blogueiro sozinho escrever mais do que um post de qualidade por dia. O problema não é tanto escrever o post em si, mas o fato de que isso rouba tempo das etapas de produção e pós-publicação, das quais dependem o sucesso e a qualidade do post.

Talvez esta seja a reflexão mais importante:

Do ponto de vista temporal, em um dia eu poderia escrever três posts bons, mas não me sobraria mais tempo para formatá-lo, promovê-lo, compartilhá-lo nas redes sociais, procurar inspiração e novas idéias para os artigos sucessivos.

Em poucas palavras, a prática me confirmou o que eu já supunha: um blogueiro sozinho pode manter um alto nível de aprofundamento e qualidade escrevendo, no máximo, um post por dia.

Conclusões

Começo a ter a clara sensação de que o Google, de algum modo, conecte  o nível de trustness de um site com base em certas características. Blogs relevantes pelo conteúdo aprofundado dificilmente obtêm benefícios do aumento da freqüência de publicação, e os chamados sites de news aggregation (como o Uêba) dificilmente poderão contar com uma quantidade de tráfego diferente dos picos gerados pelas notícias recentes. Claro que isso é apenas uma idéia.

Como o Ikaro faz parte do primeiro tipo, quando eu comecei a vomitar mais de um post por dia tive a forte impressão de que o Google estivesse me olhando enquanto pensava: “E então? Quem você pensa que é? Uêba?!”

Comments

comments