Motores de Busca: O Truque SEO Mais Eficaz Para Evidenciar o Texto Relevante

Apesar dos truques e estratégias para a otimização SEO de um blog, acredito que o fator mais importante ainda seja um elemento nem sempre controlável: a ordem dos níveis CSS no layout.

um

Photo credit: Craig Jewell

A posição do texto no interno de uma página assume uma grande relevância com fins de SEO e de contextualização dos ads: o texto que o spider encontra primeiro será mais relevante em relação ao resto.

Se você usa WordPress ou MovableType com templates predefinidos provavelmente não tem o controle dessa variável. Um template WordPress otimizado para os motores geralmente tem:

  1. Os tags Title organizados de maneira adequada
  2. Níveis CSS que substituem as tabelas
  3. Os estilos CSS ordenados em folhas de estilo
  4. Meta, keywords e títulos de páginas personalizáveis para cada post

Em poucas palavras, quando o spider lê a página tem que encontrar o título e o texto do post em primeiro lugar. Todo o resto deve vir depois.

Uma vantagem indireta desta técnica é tornar a página adequada aos pequenos displays dos dispositivos móveis também: você terá até mesmo um site (parcialmente) otimizado para WAP.

Esta página é estruturada assim, mesmo que não pareça: a primeira coisa que o spider encontra é o título, seguido do texto e depois vem todo o resto (fiz de maneira a colocar por último os textos menos relevantes, independente da ordem em que apareçam na página).

Faça um teste com o spider simulator digitando o URL que quiser para entender o que quero dizer. Eis o screenshot de um exemplo:

seo

Aqui você encontra um antigo post meu que explica como organizar o layout posicionando em primeiro lugar os textos relevantes.

Comments

comments