Queda dos Ganhos AdSense: Quando e Por Que o Cost-per-click Diminui

A maioria dos editores (publishers) está reclamando sobre uma grande queda nos ganhos com o AdSense, tanto que começaram uma busca desesperada por sistemas de monetização de tráfego alternativos (afiliações, circuitos de troca de links, pay per action, etc.).

Na verdade, quem investe em publicidade online, especialmente em programas pay-per-click como o AdWords, sabe muito bem que esta queda pode estar relacionada com a crise econômica mundial e compreende por quais motivos os cliques estão pagando cada vez menos (deixando de lado voluntariamente outros fatores como o smartpricing).

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Photo Credit: Domen Colja

Como é construído o cost-per-click

Os anunciantes (advertisers) que usam o AdWords para promover os seus produtos / serviços no circuito do AdSense em primeiro lugar têm que escolher as palavras-chave relevantes para o tipo de anúncio que desejam visualizar. Estas chaves (simples palavras ou frases) servem para mostrar ao Google o tipo de site e post que o anunciante quer que seus anúncios sejam exibidos.

O próximo passo é inserir para cada chave o custo que está disposto a pagar por cada clique nos anúncios que linkam para os seus serviços. Como cada bloco Adsense exibe cerca de 5 anúncios, o que acontece se 1000 anunciantes querem exibir as próprias publicidades para a mesma palavra-chave? Simples, o AdSense dará prioridade aos advertisers que estão dispostos a pagar mais por um único clique.

Na realidade, para cada palavra-chave existe um verdadeiro leilão no qual quem oferece mais terá a garantia de ver os seus anúncios exibidos nos sites e nas páginas de maior qualidade (que garantem o maior ROI).

Para as palavras-chave mais populares e mais requisitadas o AdSense impõe um verdadeiro limite, ou seja, um valor mínimo a ser oferecido por um único clique abaixo do qual não garante a exibição do anúncio.

bid

Na imagem acima ofereci um centavo para aparecer em uma página relevante para uma determinada palavra-chave, mas à esquerda o AdWords está me comunicando que por menos de 4 centavos nem mesmo se negocia.

Qual o impacto da concorrência dos anunciantes sobre pay-per-click

É óbvio: quanto maior o número de anunciantes que querem que seus anúncios apareçam para uma única palavra-chave, mais se aumentará o cost-per-click, exatamente como em um leilão (na verdade, a oferta para o clique se chama bid, ou seja lance), e mais alto será o cost-per-click mínimo exigido aos anunciantes para entrar na competição.

O ganho que vem de um único clique deriva em grande parte do número de anunciantes que dão lances para uma determinada palavra-chave (na realidade, existem outros fatores, mas não quero complicar muito as coisas).

Veja quanto vale um simples clique em um anúncio sobre empréstimos e financiamentos:

concorrencia

Como você pode ver, a crise está fazendo com que aumente o CPC deste tipo de anúncio. A ferramenta para criar esse tipo de relatório se chama KeywordToolExternal, para saber como funciona leia Ganhar Online: 5 Conselhos Para Aumentar as Entradas Do Adsense.

Queda no valor dos cliques

Em períodos de crise econômica há menos dinheiro para se investir, portanto, diminuem também os orçamentos destinados à publicidade. Veja como isso influencia no valor que você ganha por cada clique:

  • cai o número de empresas que investem em publicidade online e diminuem os orçamentos das outras
  • cai o número de concorrentes que disputam pela colocação dos seus anúncios para as várias palavras-chave
  • menos lances para as palavras-chave significa que se abaixa o lance mínimo, e também o máximo
  • os editores (você) vão ver uma drástica diminuição do rendimento médio por clique frente a um click trough rate inalterado, ou até aumentado

Em outras palavras, é como se em um leilão participassem poucos concorrentes: há muito mais possibilidades de se comprar o objeto leiloado por um preço muito inferior ao normal, consequentemente o vendedor (você) ganhará muito menos.

Conselhos

É melhor não se preocupar muito. Em um ano podem desencadear-se muitos fatores que determinam um aumento ou uma queda das entradas online.

Seria bom avaliar seus valores rigorosamente numa base anual, caso contrário você corre o risco de fazer escolhas impulsionado pela emoção do momento que, além de não ajudar, pode piorar as coisas se os mecanismos que não têm nada a ver com a queda das receitas são alterados.

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