The FollowFriday Manifesto e Twitter: A Linha Sutil Que Divide o Marketing do Spam

A prática do FollowFriday consiste em indicar via Twitter aos nossos followers os contatos mais interessante que seguimos, através de twits exclusivos, para permitir que os nossos amigos também os sigam.

Por outro lado, nós também podemos ser indicados como contatos relevantes pelos nossos followers e sermos seguidos por um número sempre maior de contatos.

Esta operação de marketing através do twitter é realizada todas as sextas-feiras, por isso o nome #FollowFriday.

twitter-followfriday

Mas o FollowFriday é uma interessante operação de social networking ou é simplesmente a enésima forma de spam aplicada às social media?

Grant McDonald aka @chichiri e Kay Ballard aka @KayBallard tiveram a ótima idéia de lançar uma iniciativa interessante chamada The FollowFriday Manifesto, partindo de uma premissa: o FollowFriday é potencialmente uma ótima iniciativa de networking, mas a maneira em que é colocada em prática por muitos usuários faz com que corra o risco de se transformar em uma mera operação de spam.

Fui envolvido com prazer nesta iniciativa com um convite para gravar e enviar um podcast em inglês onde descrevo a minha própria experiência sobre o assunto, você pode ouvi-lo aqui (a Kay ri até agora do meu sotaque italiano… rs).

The Follow Friday Manifesto pretende essencialmente abrir uma conversa entre os usuários do Twitter partindo das seguintes considerações: o FollowFriday foi criado em boa-fé com a intenção de fornecer um sistema semântico de recomendação dos próprios contatos baseado na relevância de interesses e no filtro humano.

Porém, o sistema aberto favoreceu o abuso desta prática aplicada com a intenção de aumentar a própria relevância de maneira fraudulenta e artificial através do ruído que encobre os sinais relevantes.

Considerando o fato de que as novas formas de marketing vêem as redes sociais como campo de ação, os usuários que se definem social media marketers mesmo sem ter as habilidades para tal aumentam drasticamente dia após dia. Para os menos experientes, de fato, ter um elevado número de followers poderia parecer uma condição necessária e suficiente para ser um um social media expert, mas não é assim.

Existem instrumentos que facilitam este tipo de operação, cito apenas dois deles:

SocialToo
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Dentre outras funcionalidades, é capaz de ativar o follow automático para os contatos que se tornam nossos followers

The Twitter Tag Project
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Depois de inserido o username, gera automaticamente os tweets para o followfriday

Portanto, se aciona o seguinte mecanismo:

  • Começa-se a seguir centenas, milhares de contatos que não interessam com a esperança de ter um re-follow back (ser seguido por uma espécie de troca de favores)
  • Indica-se regularmente todas as sextas-feiras todos os contatos esperando que estes façam o mesmo e, por conseguinte, o indicante seja exposto a um número exponencial de usuários (amigos de amigos)

resultado: ruído que encobre o sinal.

Dois pequenos segredos sujos sobre o FollowFriday

Primeiro pequeno segredo sujo sobre o FollowFriday

A Kay fez um pequeno teste, ela recomendou com um twit um usuário não muito relevante para os seus 1500 seguidores. Resultado: apenas 7 ou 8 contatos aceitaram o seu pedido. De fato, isto mostra que a eficácia do FollowFriday como spam-marketing é tempo perdido.

Segundo pequeno segredo sujo sobre o FollowFriday

Eu também (@ikaronet) fiz um teste. Se não meto mesmo o nariz não consigo ter uma idéia precisa das coisas: eu preciso colocar a mão na massa, tocar, experimentar, testar tudo.

Recomendei os meus contatos reagrupando-os por grupos de relevância, ou seja, indicando o motivo pelo qual tinham sido recomendados. Resultado: perdi em poucos minutos 10 followers relevantes e consegui 4 novos.

O problema é que estes novos followers devem ter percebido o ruído que eu criei esperando somente obter um re-follow e aumentar o meu rank no Twitter.

O staff do Twitter contra o re-follow back

Um outr fator que deve ser considerado é a decisão do staff do Twitter de combater estas novas formas de spam com uma ação muito específica: cancelar as contas que demonstram aplicar regularmente a prática do re-follow back. Ou seja, aqueles que seguem seus próprios followers sem restrição com o único objetivo de garantir que os mesmos sejam seus seguidores ao longo do tempo.

Isto colocaria em risco os usuários que têm uma relação follows:followers igual a 1.

E você, o que acha do FollowFriday? Participe do The FollowFriday Manifesto.

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