Microcrédito Para Empreendedores de Países Subdesenvolvidos: Os Empréstimos Online de Kiva

O microcrédito é uma pequena forma de financiamento para empreendedores de países subdesenvolvidos que dá dignidade por colocá-los em condições de realizar os seus projetos e de sair da condição de pobreza com as suas próprias forças e capacidade.

kiva

Foi Muhammad Yunus com o seu Grameen Bank que inventou este tipo de empréstimo. Essa idéia se revelou tão bem sucedida que levou o seu criador ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

Kiva é um site de social lending baseado em micro-crédito, e permite que pessoas como você financiem diretamente empreendedores de países subdesenvolvidos que procuram pequenos empréstimos online para iniciar uma atividade ou expandir uma já aberta.

Os valores exigidos são realmente muito baixos, pois são aliviados pelo fato de que vários lenders (credores) subdividem entre si o valor total do empréstimo. Os pedidos são feitos para as mais variadas exigências e objetivos. Cito algumas:

O ponto fundamental deste serviço é que cada centavo que você empresta vai para o bolso da pessoa que você decidiu financiar e esta lhe pagará de acordo com um plano de pagamento associado ao pedido.

Um dado já consolidado do micro-crédito é a surpreendente pontualidade no pagamento das prestações: quase não existe inadimplência, nem atraso nos pagamentos por parte dos devedores, e Kiva não é exceção.

Em geral, tendo a ser muito cético quanto as formas de beneficência que vemos frequentemente através de eventos televisivos, ou através de apelos para enviar SMS pra lá ou pra cá. Por favor, não me interprete mal, são todas iniciativas louváveis organizadas por boas pessoas. Só que as minhas dúvidas nascem a partir de simples perguntas: quanto realmente chega de cada centavo para seu destino, e quanto é disperso nesse “trajeto”?

Certamente sou uma pessoa desconfiada, mas se quero contribuir com o meu dinheiro para ajudar realmente a alguém, eu prefiro fazê-lo colocando a pessoa em uma situação de poder organizar-se autonomamente para o futuro, e com a certeza de que cada centavo que empresto chegará no bolso do interessado. E Kiva parece ser um ótimo sistema.

Comments

comments