Produtos e Tecnologias que Decepcionaram os Early Adopters
Os early adopters são os fãs de eletrônica e tecnologia um pouco geek e um pouco nerd que não resistem à tentação de comprar antecipadamente os últimos lançamentos da área. Para ser mais claro, são aqueles que dormem na frente das lojas um dia antes que o iPhone, a PS3 e etc. sejam lançados.
Photo Credit: Timur Anikin
Eu, pelo contrário, sou um late adopter, às vezes too late adopter, pois espero tanto para comprar alguma coisa que quando me decido o objeto já está fora de linha.
Achei muito divertido o artigo Top 10 technologies that burnt early adopters publicado no PC Authority que lista as 10 tecnologias que se revelaram verdadeiros falimentos, ou que tiveram uma vida curta.
Aqui estão alguns exemplos.
“HD DVD” Toshiba Alta Definição
Tecnologia Toshiba de 2006 chamada HD DVD quase imediatamente substituída pelo Blu-ray, que, por sua vez, tem vida curta. É possível prever que em breve acontecerá a eliminação total dos suportes físicos pois, já existem em comércio media players capazes de fazer interface entre internet e TV, eliminando o problema do suporte que deve conter uma grande quantidade de dados para a alta definição.
Motorola ROKR E1
Foi lançado em 2005 como o primeiro celular com iTunes incorporado. Só que no mesmo ano a Apple lançou o iPod Nano, anulando o mercado para este telefone.
Windows ME
É talvez mais odiado que o Windows Vista. Mas o caso é menos conhecido porque durou muito pouco mesmo. Falhas contínuas no sistema, reinicializações inesperadas e uma instabilidade tal que tornava o trabalho impossível.
Iomega ZIP Disk
Os primeiros falimentos de 250MB pareciam chegar do futuro, mas eram difíceis de usar e muito caros. O ZIP drive foi praticamente eliminado primeiro pelos CDs e DVDs regraváveis e depois pelas econômicas chaves USB.
Gizmondo
Este eu nem sequer conhecia. O Gizmondo foi o Pocket Console de 2005 com GPS integrado, gráfica nVidia, bluetooth lançada em 2005 e com… com… 8 videogames dentre os quais escolher. Tudo bem, pessoal… mas, essa vocês procuraram.
Apple III
A Apple também teve as suas belas falhas. Dentre elas o Apple III em 1984, um computador extremamente caro (8.000 dólares na época… imagina) com uma série incrível de bugs de hardware: faltava a ventoinha, a placa-mãe se entortava, os componentes se superaqueciam.
Você se lembra de outros?
Nossa, adorava o ZIP drive! Bons tempos, coitado… hehehe
Eu tive esse bendito zipdrive…
bem… sinto a obrigatoriedade de comentar que o Gizmondo era realmente um aparelho meio que independente, talvez pela incapacidade de conquistar quem quisesse fabricar jogos para ele, e não pro PSP ou Nintendo DS foi que ele não decolou
ou então pelo fato de um dos sócios da fábrica/montadora ter tido um sério envolvimento com tráfico de drogas e ter morrido num acidente de carro
Faltou mencionar o Video Laser Disk (acho que é assim que se chamava), aquele CD gigante (do tamanho de um disco de vinil). Esse foi outro grande fracasso. Era caro, pouca gente tinha. Ele foi abafado pela criação do DVD.
Boa matéria… Putz, Windows ME, esse foi dureza..rsrsrs
[ ],s
Betamax… o Hd DVD das fitas cassetes… (na verdade tava mais pra Bluray, mas na vez dele ele perdeu..)
Os pagers, ou bips, sempre foram muito utilizados por profissionais, os médicos são o exemplo mais comum, mas duraram pouco tempo no mercado de massa, os celulares logo os tornaram obsoletos.
Caraca, que medo desse Aple III!!!! O.o
Huahuahuahuahua… =P
Beeejo ;**