Internet Móvel: Diferença Entre Wifi e Tecnologia 3G

Pois bem, você deve estar se perguntando: o que este título realmente quer dizer? Isto porque quando falamos em tecnologia 3G (serviço de banda larga de terceira geração) logo pensamos em conectividade Wifi, que na verdade são serviços de conectividade sem fios para acesso à internet independente da tecnologia 3G.

Mas por que este questionamento, segundo o título? É porque recentemente uma moça do telemarketing (ativa) da UOL, maior provedor de conteúdo e acesso banda larga (ISP) do país, me telefonou oferecendo o serviço Wi-Fi (não 3G), como assim?

Simples, eu pago uma continha mensal e terei direito de conectividade sem fio (wireless) em mais de 7 mil pontos públicos (Hotspot) sem a necessidade de um modem 3G.

Basta que meu equipamento notebook ou celular com Wifi detecte o sinal e posso ficar navegando à vontade na internet. Viu que beleza? Também por isso senti o desejo de compartilhar essa notícia, mostrando que não devemos confundir tecnologia 3G com conexão sem fios (Wi-Fi “Wireless”).

Sobre a tecnologia WIFI

Segundo a Wi-Fi Alliance, é a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11 (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers).

Reza a lenda que o termo em si foi escolhido por brincadeira baseando-se no termo “Hi-Fi” (High Fidelity), por isso vem em nossa mente que Wi-Fi é Wireless Fidelity, mas não é verdade, oficialmente devemos entender e de maneira resumida que:

Wi-Fi é a tecnologia de comunicação sem fios (Wireless), onde utilizando equipamentos com padrões 802.11a/b/g podemos trabalhar com velocidades entre 11 e 108 Mpbs e com alcance entre 33 a 50 metros trabalhando em baixas frequências, o sinal é capaz de utrapassar barreiras como vidros, portas e até paredes.

Hoje em dia já podemos contar com o novo padrão IEEE 802.11n que é capaz de receber e fornecer dados a uma velocidade bem maior (50 vezes) aos protocolos anteriores (802.11a/b/g), mas que na verdade fica devendo a promessa de velocidade até 540Mbps, pois a maioria dos equipamentos (roteadoers, placas ou cartão PCMCIA) estão preparados para fornecer velocidades de até 300Mbps somente, e mesmo assim ainda não são capazes de fornecer esta velocidade nominal.

Pelos testes realizados no respeitado laboratório da Info, podemos constatar que a velocidade chegou ao simples patamar de 58.1Mbps.

Mas não há motivos para pânico, o teste foi realizado em 2007 e já estamos chegando em 2010 então, logo, logo teremos sem dúvidas equipamentos capazes de cumprir a promessa, atingindo velocidades de pelo menos 300Mbps, um avanço muito significativo na transmissão de dados sem fios (Wireless).

Sobre a tecnologia 3G

É a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. É baseada na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).

Termos WCDMA, UMTS e HSPA

O termo UMTS é utilizado para descrever uma solução de rede completa, na qual a tecnologia de interface aérea utilizada é o WCDMA (Wideband CDMA). A despeito da diferença, os dois termos têm sido aplicados pelo mercado como sinônimos efetivos.

O termo HSPA é geralmente utilizado para designar os dois estágios seguintes (Rel 5 e 6), que compreendem as tecnologias HSDPA e HSUPA, com as quais se obtêm incrementos significativos de velocidade nos dois sentidos. Assim, todos os termos referem-se a 3G.

Os dispositivos 3G: Modems 3G, Notebooks 3G, Celulares 3G
Fonte: Tecnologia 3G

Atualmente já temos notebooks, netbooks, celulares entre outros dispositivos com as duas tecnologias, tanto a 3G como Wi-Fi.

Outra coisa importante a saber é que a tecnologia 3G, fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim, Claro, e Oi), podem não ter uma cobertura na sua cidade/bairro, por isso, antes de adquirir o serviço, é necessário que você veja se a operadora, ou até mesmo a velocidade de conexão banda larga, de fato será uma banda larga.

Meu amigo, aqui no Brasil é complicado uma banda larga 3G, eles prometem velocidades de conexão em HSDPA de até 2.7Mbps, mas só fornecem conexão até 600Kbps que é pouco mas, se você tem esta conectividade no seu 3G, seja de qual for a operadora, fique contente porque há conexões bem piores por aí.

Resumo da ópera: Tecnologia 3G, não é a mesma coisa que serviço de conexão sem fios Wi-Fi (Wireless). Você pode até ter um equipamento com tecnologia 3G que não necessariamente tenha tecnologia Wi-Fi, entendeu? Não? Então deixe um comentário que assim que possível lhe daremos maiores esclarecimentos.

“E por hora é só p…p…p…p…pessoal”