Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 1
O grande medo da maioria das pessoas que depende do computador para trabalhar e até daqueles que utilizam o computador para se divertir é a temida formatação.
Muita gente sente um arrepio na espinha só de ouvir (ou ler) essa palavra. Mas o que pouca gente sabe e que poderia evitar muita dor de cabeça é que formatar o computador faz parte da manutenção do mesmo e ajuda na conservação e em ter sempre o melhor desempenho.
Photo credit: Wikipedia PT
Para quem não faz ideia do que estou falando, formatar o computador nada mais é que limpar os dados que você tem guardados no seu HD (Hard Disk ou disco rígido) que é a memória onde são armazenados os dados que precisam estar no computador. Por exemplo, o sistema operacional.
Só para registro (uma vez que existem várias versões de sistema operacional): Windows 95, 98, XP e por aí vai.
Tem o Linux também (eu sei) que é bem mais complexo que o termo sistema operacional propriamente dito (também sei disso, mas isso é assunto para outro artigo), mas uma vez que a maioria esmagadora dos usuários iniciantes utiliza computadores comprados nas famosas “promoções” das grandes lojas de eletrodomésticos e coisas do tipo, o sistema escolhido para ilustrar essa série de tutorias foi o Windows XP (na minha humilde opinião, ainda o melhor).
Então você já sabe, quando ouvir falar em formatar o computador, na verdade está se falando em apagar os dados do HD.
Agora, antes de pensar na formatação propriamente dita, devemos ter alguns cuidados que são básicos e que evitam aborrecimentos. Vamos ver quais são eles:
1. A formatação é mesmo necessária?
Como eu disse, formatar o computador faz parte da manutenção do mesmo e ajuda na conservação. Garanto que é um procedimento relativamente simples, mas apesar disso, não é para ser feito sempre que tiver algum problema.
Portanto, antes de pensar em formatar seu computador, pense bem se isso é mesmo necessário ou se existem alternativas, como programas de limpeza por exemplo.
2. Salvar arquivos importantes em lugares diferentes.
Sei que parece exagero, mas o seguro morreu de velho, como diz o ditado. Eu sempre gosto de salvar meus dados em um HD externo ou mesmo em uma partição que não vai ser formatada (você vai entender o que eu estou falando nos próximos textos) e em um CD.
Aí é com você, mas entenda uma coisa: uma vez formatado o computador, você perderá todos os dados, então, salve tudo o que for importante. Aliás, ter um backup constante dos seus dados é algo fundamental e ainda vamos falar mais sobre isso.
Se você não tem muita ideia do que é ou não acha importante, talvez não devesse nem estar pensando em formatar seu computador, mas o máximo que posso fazer agora é lhe dar algumas dicas sobre o que fazer e principalmente o que salvar.
Principais dados:
– Pasta Minhas Imagens ou onde quer que você guarde suas imagens.
Se você trabalha com edição de imagens ou é como eu, um viciado em imagens, salve a pasta onde guarda as mesmas.
– Arquivos de programas ou uma pasta onde você guarda os programas que tem no seu computador.
Na verdade basta guardar os instaladores dos programas para reinstalá-los depois.
Enfim, deu para pegar o espírito da coisa, né?
Salve tudo o que for importante para você!
Fazendo assim, você deixa o computador pronto para começar a formatação, certo?
Errado!
Falta salvar algo tão ou mais importante que os seus dados e programas que você tem instalados no seu computador. Os seus drivers!
Não sabe o que é um driver ou para que serve?
Não perca o próximo artigo da série!
Uma operaçao q cada usuario deveria fazer es criar duas partiçoes no sistema: uma para o OS, outra para os dados.. assim se o OS estraga os dados estao seguros
É verdade Dan e vamos mostrar como se faz isso nos próximos artigos da série (não percam). Um abraço e obrigado pelo comentário!
Amigo Dan, você tem toda razão.
Estes dias chegou às minhas mãos um PC com problemas de inicialização e também cheio de vírus, e constatei que o HD primário “primary master” que estava particionado com unidades C e D, a unidade C estava corrompida mas a D estava perfeita com todos os dados.
O segundo HD secondary master (F) também estava corrompido, não foi possível restaurar usando modo restore do Windows XP Pro, foi necessário formatá-los.
Conclusão: as partições primárias foram corrompidas, mas a partição lógica do HD 1 (primary master) estava sem problemas, com todos os dados, só com alguns virus que foram removidas graças ao Kaspersky.
Saúde, paz e sucesso!
Abraço,
Moura
Gente, isso costumava ser grego pra mim (na verdade, ainda é um pouquinho…). Mas uma coisa já aprendi com essa história de formatação, ou melhor, duas: primeira, salvar tudo o que for importante ou fazer o famoso backup, ou seja, é importante ter um backup sempre. Particularmente, ando gostando muito de backups online… Quem sabe não vira assunto para mais um tutorial? (pitacos, pitacos… rs). Segunda: formatar não é um monstro devorador do seu pc. É o mesmo que limpar, depois, é só instalar tudo de novo.
Mais um tutorial mega didático. Eu estou entendendo tudinho (olha que isso custa!), acho que todo mundo tb, né? ; )
Mais beijinhos a toda a equipe!
Olá @Leticia, agradeço as palavras de carinho.
Quanto ao assunto sobre backups online, já estou preparando mais artigos sobre o assunto.
Você viu o artigo sobre o Mozyhome que escrevi aqui?
Tenha uma ótima e abençoada noite com saúde, paz e sucesso!
Abraço,
Moura
Oi Letícia, muito obrigado por suas palavras! A ideia é essa mesmo, acabar com esse medo que as pessoas tem quando escutam a palavra formatação.
Quanto aos backups, pode deixar que vou pesquisar e escrever um tutorial sobre o assunto sim! 😉
Beijos e muito obrigado pela força!
[…] infelizmente são comuns e acontecem com mais frequência que gostaríamos. E apesar de já termos falado aqui sobre formatação e que não existe motivo para ter medo quando o caso é formatar, muitas vezes não temos tempo ou […]
[…] infelizmente são comuns e acontecem com mais frequência que gostaríamos. E apesar de já termos falado aqui sobre formatação e que não existe motivo para ter medo quando o caso é formatar, muitas vezes não temos tempo ou […]
Opa blz mano!Cara eu nao formatei mais ainda nao consegui faser meu microfone funcionar se puder ajudar obrigado =D