Como Descobrir Usuários Interessantes no Twitter

O Twitter é um sistema de microblogging muito popular, usado para nos comunicarmos com os nossos seguidores com mensagens de até 140 caracteres, e que também nos permite seguir pessoas que achamos interessantes.

Na verdade, o Twitter pode lhe oferecer muito mais se utilizado além da sua rede de seguidores e amigos.

Feche os olhos e imagine poder ouvir todas as conversas que estão acontecendo no mundo todo. Imagine ainda poder filtrar estas conversas para ouvir apenas as que lhe interessam e poder entrar imediatamente em contato com os autores das mesmas.

Isto já é possível graças às muitas ferramentas que simplificam a funcionalidade de tracking do Twitter, graças a qual podemos aumentar o alcance do Twitter além de uma simples conversa fechada entre nós e os nossos contatos.

Twitterfall

twitterfall

É uma ótima ferramenta de tracking usada para monitorar todas as conversas que giram em torno de temas específicos, temas que podem ser identificados através de palavras-chave.

O sistema filtra todas as conversas e lhe mostra em forma de cascata os twits que contêm tais chaves, dando-lhe assim um modo de verificar on-the-fly as informações sobre o autor, como o número de seguidores, de updates, o país de origem e muito mais.

O verdadeiro potencial do sistema é você poder entrar em contato com essas pessoas, se tornar um seguidor, participar das conversas e utilizar os twits delas com a sua conta (para fazer um ReTwit ou mais).

O Twitterfall, em especial, apresenta também uma lista dos assuntos mais trends do momento, ou seja, as palavras-chave mais usadas na maioria das conversas no mundo no momento. Essas palavras populares podem constituir um ótimo instrumento para aumentar o seu número de seguidores: basta twittar usando as palavras-chave que identificam os Trending Topics para ser visto por uma enorme platéia de usuários.

Para aumentar a rastreabilidade dos seus twits você também pode usar tokens, ou seja, palavras-chave precedidas pelo caractere “#”, colocado fora da frase com a única finalidade de torná-la mais facilmente filtrável e relevante, deste modo:

#css #layout #wordpress Searching for a new theme for my WP blog

É eficaz, mas gera muito ruído. Uma boa solução pode ser utilizar as tags como palavras da frase, desta maneira:

Searching for a #css based #layout for my #wordpress #blog

O verdadeiro problema destas técnicas é a perigosa facilidade com que podem se tornar meras operações de twitter-spam, às quais o Twitter recentemente declarou guerra ao revelar a sua intenção de banir indiscriminadamente todos os usuários que utilizam o re-follow como técnica para evitar de perder cada novo seguidor (ou seja, uma vez que você me segue eu o sigo, mesmo que não me interesse, só para garantir um follower a mais).

Se as operações de Twitter tracking servem para aumentar a quantidade de contatos, outros instrumentos ajudam a filtrar a qualidade dos mesmos: trata-se do MrTweet, uma ferramenta muito interessante que visa identificar os contatos mais próximos dentro da sua network que sejam relevantes para os seus interesses.

Feche os olhos novamente e imagine alguém que conheça bem o poder de seus contatos e dos amigos deles. Imagine que possa sugerir-lhe com quais pessoas você deveria entrar em contato para compartilhar conhecimentos e potencialmente criar um relacionamento pessoal ou profissional vantajoso.

Mr Tweet

mrtweet

Isto também existe: um serviço criado por Ming Yeow Ng e Yu-Shan Fung, fundadores do Discover.io, é uma interessante startup que visa estudar e implementar sistemas para furar o ruído de fundo da Web 2.0 e obter elementos relevantes (conteúdos, pessoas, ferramentas) escondidos por trás dele.

Basta seguir a conta @mrtweet que ele começará a trabalhar para identificar na sua rede de contatos os usuários e personagens extremamente relevantes para a sua área. Depois de uns dois dias ele lhe enviará um DM com o link para o seu painel de controle no qual estarão listados os usuários que, segundo o MrTweet, você deveria ficar de olho.

Basta fazer o login no painel de controle usando a sua conta do Twitter e começar a interagir com eles.

Existe um mundo lá fora. Basta aproveitá-lo 🙂

Comments

comments