Atualização do WordPress: Unable To Locate WordPress Directory, Como resolver

Muitos usuários WordPress estão encontrando problemas na atualização para a sua versão sucessiva. A mensagem que aparece é a seguinte: Unable to locate WordPress directory.

O problema também acontece frequentemente atualizando os plugins, no caso a mensagem é: Unable to locate WordPress Plugin directory. Eu perdi um tempo antes de identificar a solução para este problema, por isso quero compartilhá-la com você.

O novo recurso integrado de atualização do WordPress presente na versão 2.7 lhe pede uma conta FTP através da qual você deve fazer o download das novas versões, ao contrário do plugin WordPress Automatic Upgrade, que trabalhava de maneira transparente.

problema-wp

Para que a atualização dê certo a conta FTP utilizada para a atualização deve acessar a pasta de instalação do WP após a conexão, pois é lá que se encontra o arquivo wp-config.php que contém as informações para conectar-se ao DB, através do qual se deve obter todas as informações necessárias para o upgrade.

Se a home base dir (a pasta de acesso) do FTP user que você insere para a atualização for diferente da pasta de instalação do WP pode ser que:

  • o WP não haja privilégios de escritura, portanto não pode baixar e salvar os arquivos de atualização
  • embora os tenha não acha o wp-config.php, portanto já que ele não consegue conectar-se ao DB ele não é capaz de voltar à pasta de instalação do WP

Em ambos os casos, a mensagem será a mesma: Unable to locate WordPress directory.

Como resolver o problema

  1. Se você puder criar usuários FTP autonomamente
    crie uma conta marcando-a como “home dir” pelo percurso completo da pasta de instalação do WP no servidor e use esta conta para os upgradesSe você não puder fazê-lo
  2. Se você não puder fazê-lo
    peça para o seu provedor fazê-lo

Existem casos esporádicos onde o problema tem uma causa diferente. Neste caso leia WordPress automatic updates problems que lhe sugere algumas soluções, mesmo que 99% das vezes o problema seja mesmo relacionado a home directory da conta FTP usada para a atualização.

Comments

comments