Como Apresentar Só Os Resumos Dos Posts Na Página Inicial Em WordPress

Por padrão o WordPress mostra os 10 artigos mais recentes na primeira página do blog, o que dependendo do tamanho dos seus textos pode deixar sua página imensa.

Algumas pessoas tentam resolver esse problema diminuindo esse número o que até ajuda na questão da página principal, mas atrapalha a montagem das páginas internas (arquivos, categorias, pesquisas).

Então, uma forma inteligente e simples de resolver esse problema é mostrar apenas o resumo dos artigos na página inicial e nas páginas internas, deixando para exibir o texto completo apenas nas páginas individuais.

Tudo bem, mas como fazer isso?

Utilizando a tag more

O que a tag “more” faz é cortar o post exatamente onde ela é inserida e criar um link para o artigo em si.

Quando for escrever seus textos, vá em Posts -> Adicionar Novo e você chegará a área de edição do WordPress. Uma vez lá, escreva seu texto normalmente e ao terminar basta escolher onde você quer recortar o texto com a tag more. Particularmente acredito que o melhor seja após o primeiro parágrafo ou os 100 primeiros caracteres. O que vier primeiro.

Vamos ver duas formas de se fazer isso agora!

1. Na parte de edição visual do editor de textos:

Como apresentar só os resumos dos posts na página inicial em WordPress

Basta clicar dentro da área de edição onde você quer que o texto seja cortado e em seguida clicar na figura do “corte” (Insert More tag) destacada em vermelho na imagem acima.

2. Na parte de edição de HTML do editor:

Como apresentar só os resumos dos posts na página inicial em WordPress 2

Clique dentro da área de edição no ponto onde você quer que apareça o resumo e em seguida clique onde está escrito more na barra de ferramentas ou adicione manualmente a tag more como selecionado na figura acima.

Lembrando que essa é uma dica que só pode ser aplicada uma vez em cada artigo.

Vantagens da tag more:

Você controla em quais artigos quer mostrar resumos e quais não. Isso é ótimo porque muitas vezes escrevemos um aviso ou algo assim, que não gostaríamos de fazer o leitor perder seu tempo clicando para ir até outra página descobrir que não tem mais o que ler.

Além da possibilidade de escolher onde e quando usar, a tag more também ajuda a separar melhor o conteúdo.

Desvantagens da tag more:

O que é uma vantagem é também uma desvantagem. O fato de ter que ser incluída manualmente dificulta um pouco medir o tamanho exato do resumo o que pode deixar a primeira página com um aspecto estranho. Cada resumo de um tamanho diferente.

Fora o fato de que se você utiliza um editor de textos para as suas postagens, você fica obrigado a vir até o editor do WordPress, copiar e colar seu texto nele, para depois utilizar a tag more. O que é bem chato e te faz perder um tempo precioso.

No mais, acredito que pesando os prós e os contras, ainda vale o sacrifício. De qualquer forma, voltaremos depois com outras formas de se mostrar os resumos dos artigos em WordPress. Até o próximo tutorial!

Comments

comments