Opera, Um Novo Conceito De Browser!

O Opera surgiu como uma promessa: Reinventar a web! E foi com uma ferramenta chamada Opera Unite que conseguiram!

Tal ferramenta simplesmente conseguiu, trouxe para o navegador a capacidade de compartilhar dados e informações de maneira simples e fácil e sem distinção entre os usuários.

Opera Logo

A ideia principal do Opera Unite é a de mudar a visão que temos da rede hoje, onde cada um está conectado a um servidor. O novo conceito é o de que todos serão servidores e consequentemente, todos compartilhando conteúdo.

Os dois pés no chão

De fato a o conceito do Opera Unite é fantástico e nos abre um leque de possibilidades até então inimaginável, mas a realidade…

Sem dúvida que a navegação com o Opera é uma excelente experiência, visto que sua simplicidade somada com funções acessíveis tornam a navegabilidade algo simples e prazeroso. Além das já conhecidas abas, que agora fazem parte do padrão em todos os navegadores. Mas no caso do Opera, as abas ganharam um visual próprio e uma funcionalidade interessante, uma vez que basta arrastar a barra das abas para baixo para que elas se tornem miniaturas das suas respectivas páginas.

É Claro que ainda falta muito para que o Opera se torne esse “servidor” prometido, uma vez que a rede como um todo ainda precisa caminhar nesse sentido. Mas algumas de suas novidades são realmente um passo para o futuro e não podem ser ignoradas, além das melhorias em ferramentas que já existiam.

Opera Link

Operalink

Com a função Opera Link você pode sincronizar os dados do seu navegador com o servidor do Opera, acessando todas as informações de qualquer computador a qualquer momento. Um exemplo simples do uso dessa ferramenta seria a sincronia entre os seus Favoritos de casa, do trabalho e do seu celular por exemplo.

Widgets

Aqui está um dos pontos fortes do Opera, os seus widgets ou acessórios no popular.

Na página do Opera você pode encontrar uma diversidade incrível de widgets para baixar e usar no seu navegador. De jogos a aplicações para o twitter, passando para acessórios de desenhos e ferramentas para baixar vídeos. Tudo independente do navegador e que funcionam como se “flutuassem” na tela abrindo junto com o seu navegador.

O futuro bem mais próximo

O grande barato do Opera Unite (e também seu maior segredo) é o fato de você poder compartilhar com quem quiser o que está armazenado em seu computador (a história do “todos serão servidores” lembra?).

Na verdade, isso não passa de um acesso remoto, que é uma função que já existe, mas a ideia do Opera Unite é tornar isso mais prático e que funcione enquanto você estiver com o computador ligado e óbvio, com o Opera aberto. O que transforma o seu computador em seu servidor, já que os dados não são armazenados em nenhum outro lugar, mas são compartilhados com todos que você quiser.

O acesso ao Opera Unite é simples, bastando clicar no botão Panels e clicar em Start. Aí você cria a sua conta com nome de usuário e senha e um endereço para o Opera Unite. Depois é só dar um duplo-clique em qualquer função que você queira configurar e usar.

Como dito antes, você vai compartilhar seus arquivos com outras pessoas como se fosse um servidor, portanto, cada arquivo vai ganhar uma url (endereço). Aí, em alguns momentos você verá campos com Send This URL na sua tela, bastando enviar o link para a pessoa que você quer que acesse o conteúdo correspondente.

Tudo o que você precisa é escolher uma pasta do seu computador e começar a compartilhar. Claro que quem tem acesso ao seu conteúdo não pode modificá-lo, mas pode visualizar e baixar se quiser.

Fridge

O Fridge é uma geladeira, uma imitação de porta de geladeira onde você e quem mais tem acesso pode deixar recados em post-its (pedacinhos de papel amarelos grudados nela). Uma ideia engraçadinha e bem original de fato!

Essas e outras funções tornam o Opera um sério candidato a navegador do futuro (hoje).

Sinceramente fiquei bastante impressionado com a velocidade e estabilidade do Opera. Me surpreendeu, já que testei sem esperar muita coisa e fiquei de boca aberta. Talvez a única coisa que realmente o torne inferior ao Firefox por exemplo, seja na hora de editar e visualizar scripts, uma vez que ele apresenta uma pequena diferença para os demais navegadores, mas nesse ponto já sabemos que o Firefox ainda é o navegador dos desenvolvedores. De qualquer forma, o Opera é hoje o meu navegador oficial!

Se você gostou e quer testar (recomendo e muito, aposto que você não vai se arrepender) clique aqui, baixe e instale o Opera.

Comments

comments