Como Instalar o WordPress no Computador

WordPress

Antes de qualquer coisa, vamos entender:

WordPress.com – É um serviço gratuito no estilo do blogger/blogspot. Ao criar um blog, o nome do seu blog fica assim: nomedoseublog.wordpress.com. É um serviço bem interessante, mas um pouco limitado. Além do fato de (até a data de publicação desse artigo) não ser possível incluir anúncios no seu blog.

WordPress.org – Não confundir com o anterior. O wordpress.org é um programa que utiliza a linguagem PHP, programa esse que você baixa gratuitamente e instala em um host de um serviço de hospedagem (de preferência pago) que contenha php e mysql no contrato. Aí, como dizia meu avô “são outros 500”. Com o wordpress.org instalado você pode fazer o que quiser, desde editar o tema até colocar qualquer tipo de anúncio, inclusive AdSense.

Agora, independente se você trabalha com webdesign ou programação, chegará o momento em que você vai precisar ter o WordPress (.org) instalado no seu computador.

Por isso, esse artigo vem tentar ensinar como fazer a instalação do WordPress no próprio computador, o que é bom não só para quem está começando, pois dá a oportunidade de se familiarizar e aprender a usar a interface do administrador e ao mesmo tempo, lhe dá a segurança necessária para fazer alterações no código do seu template sem o risco de prejudicar seu blog, uma vez que ele estará apenas no seu computador.

Para realizar a instalação do WordPress em nosso computador tudo o que precisamos é de um servidor web (Apache) rodando PHP e mySQL. Calma! Parece muita coisa, mas não é!

Existe na internet vários pacotes que fazem toda a instalação necessária. Tudo o que você precisa é escolher o seu e começar a trabalhar.

Para facilitar, escolhi para esse tuturial o EasyPHP, pois para mim é o mais fácil de todos os que já testei até hoje e é perfeito para rodar o WordPress localmente. Se você deseja algo mais poderoso, posso indicar o Xampp que é bem parecido com o EasyPHP, porém um pouco mais “redondo” abrindo espaço para outros trabalhos com PHP e banco de dados, mas necessita de um conhecimento um pouco maior de programação para ser utilizado com tudo o que precisa.

Como o nosso objetivo aqui é facilitar a vida de todo mundo e explicar como instalar o WordPress localmente, vamos ficar com o mais simples (EasyPHP).

Para começar, faço o download do EasyPHP clicando no link abaixo e instale no seu computador:

EasyPHP

Agora, encontre o download da última versão do WordPress clicando no link abaixo e no lado direito da página que se abre:

WordPress

Lembrando que esse tutorial foi realizado com o Windows XP como sistema operacional. Não acredito que exista muita diferença para outros sistemas, mas… que fique registrado.

Ok! Com o EasyPHP instalado em sua máquina, assim que você inicia o programa, você verá uma janela assim:

EasyPHP Tela 1

É muito importante que as luzes que você vê acima estejam verdes, pois isso indica que o Apache e o MySQL estão funcionando. Caso não estejam verdes, clique no botão do aplicativo que não está funcionando e em iniciar. Se não funcionar, tente fechar e reiniciar o EasyPHP, se ainda não funcionarem não tem jeito, desinstale e instale novamente o EasyPHP e se o problema persistir, tente outro pacote do tipo, como o Xampp relacionado acima (ninguém está livre de uma incompatibilidade).

Uma vez funcionando o EasyPHP, abra seu navegador (browser), digite http://localhost/home/mysql e tecle Enter para abrir o phpMyadmin, que é o painel de controle do PHP.

Se você tiver qualquer problema para abrir o phpMyadmin, basta dar dois cliques no ícone do EasyPHP próximo do relógio (é uma letra E em preto e vermelho).

Agora, pegue a versão do WordPress que você baixou e já descompactou né? Não? Então faça isso!

Recorte e cole a pasta WordPress na pasta raiz do servidor instalado no seu computador (c:/arquivos de programas/easyphp/www ).

Você pode acessar o servidor através do navegador, basta digitar localhost e pressionar a tecla Enter. Você verá uma tela assim:

EasyPHP Tela 2

Agora vamos criar um banco de dados para o WordPress!

Primeiro, digite em seu navegador http://localhost/home/mysql e você verá um formulário que irá aparecer escolha um nome para o seu banco de dados (anote isso) e clique em criar novo banco de dados. Para o nosso exemplo, vamos chamar o banco de dados de wordpress e clicar em criar.

Agora, na barra de endereços do seu navegador, digite http://localhost/wordpress e na próxima tela clique em Create a configuration file e na tela seguinte clique em Let’s Go e você verá uma tela assim (preencha como na figura abaixo):

EasyPHP Tela 3

Clique em Submit e em Run the Install. Adicione em Blog Title o nome que você deseja para o seu blog e em Your E-mail adicione um endereço de e-mail válido (lembre-se que o WordPress utilizará esse e-mail para enviar sua senha que é criada aleatoriamente no próximo passo).

Clique em Install WordPress e você verá uma tela com o usuário e a senha aleatória criada. Copie e guarde a senha e clique em Log in. Digite o usuário como Admin e a senha que você copiou e comece a utilizar o seu blog!

Dicas – Se você instalou o EasyPHP sem mudar nada, os endereços para acesso são:

Blog: http://localhost/wordpress

Log in: http://localhost/wordpress/wp-login.php

Enviar arquivos para o servidor: c:/arquivos de programas/easyphp/www

Uma boa ideia é acessar o menu Users e em Authors & Users clicar em Admin e alterar a senha que foi criada para a sua instalação. Uma vez que é uma instalação local, não faz sentido ter uma senha muito complicada. Mude para 1234 por exemplo…

É isso! muito mais simples que parece, basta ter cuidado e atenção.

Faça bom uso!

Comments

comments