Como Instalar Temas Adicionais no WordPress

Instalar um novo tema para WordPress é um procedimento relativamente simples, mas que requer muita atenção e cuidado com alguns detalhes.

Nesse tutorial (dedicado a quem está começando) vamos aprender a trocar a cara do blog da forma mais fácil possível! Vamos lá!

Encontrando um novo tema:

Se você parar para pensar, são criados milhares de blogs por dia. Portanto, usar um tema padrão do WordPress só vai fazer seu blog ficar com cara de mais um. Se você não quer que seu blog seja mais um então você tem duas opções:

1. Contratar os serviços de um profissional da área (como esse webmaster que vos escreve) para criar um tema exclusivo para o seu blog.

2. Encontrar um tema gratuito que se encaixe no assunto tratado pelo seu blog.

Existem vários sites que disponibilizam temas gratuitos para WordPress, porém nem todos são 100% confiáveis ou compatíveis com as várias e várias atualizações do WordPress que são feitas de tempos em tempos. Portanto, um dos melhores lugares para se encontrar um tema interessante e que não vai te dar muita dor de cabeça é o WordPress Theme Viemer (site oficial).

Como instalar temas no WordPress: Tutorial básico

Baixando o tema escolhido:

Ao fazer o download do tema escolhido, você receberá uma pasta zipada. Antes de poder usar o tema você terá que descompactar a pasta. Para tanto, você pode usar o descompactador de arquivos do próprio Windows ou um programa específico como o Winrar.

Fazendo o upload do tema:

Depois de escolher, baixar e descompactar o seu tema, é hora de enviá-lo para o seu servidor. Lembre-se que todo e qualquer tema deve sempre ficar na pasta themes (wp-content/themes). Partindo do princípio que você já tem o seu blog instalado e funcionando, tudo o que você vai precisar é utilizar um cliente FTP. Existem vários, inclusive é possível se fazer isso através do Internet Explorer. Mas se você não tem ideia de como se faz, te aconselho a usar um programa específico para esse fim. Entre tantos existentes no mercado, um que uso e recomendo é o Filezilla.

Ativar o tema:

Após fazer o upload do tema para o servidor, você deve ativá-lo no painel de controle do WordPress. Para isso, no menu Appearance em Themes você verá uma miniatura do tema que fez o upload. Clique sobre ela e uma janela irá se abrir com o seu blog já com o tema para que você possa ver o resultado. Basta clicar em Activate “NOMEDOTEMA para que a mudança seja feita.

Pronto, o seu tema está instalado! Assim fica fácil entender como funciona a base do WordPress para upload e instalação. Veremos em um próximo artigo como fazer para instalar os plugins. Não perca!

Comments

comments