Dica Útil Para Manter o Seu Desktop Organizado e Ganhar em Produtividade!

É muito comum começarmos a usar um computador e em pouco tempo nossa área de trabalho (mais correto, desktop) estar toda bagunçada e com tantos ícones que nem sabemos para que servem.

DesktopX Á

Photo credit: everystockphoto

Esse é um tutorial rápido e simples, mas que vai te ajudar a ganhar tempo e consequentemente produtividade.

Antes de mais nada, vamos ver, quantos ícones (atalhos) você tem no seu desktop que você realmente usa?

Bom, falando por experiência própria, gosto de ter alguns ali, ao alcance de um clique. Então como trabalho com desenvolvimento de sites, tenho atalhos para os seis principais navegadores, assim como a pasta Meus documentos, Meu computador, Lixeira, programas de edição de imagens e outros do tipo. Ou seja, o que eu preciso.

Sei de pessoas que não gostam de nenhum ícone na área de trabalho. Gostam de “limpeza”. Isso sinceramente vai variar de pessoa para pessoa, mas uma coisa quase sempre acontece: Se você tem, você tem mais que precisa.

Agora vamos a algumas dicas básicas, mas que vão ajudar muito, pode ter certeza!

Lembrando que eu uso o Windows XP então alguns atalhos, menus e outros, mas basta prestar atenção que as coisas não mudam tanto assim! (só para constar)

Para começar, uma forma simples de se livrar de alguns ícones do seu desktop é utilizando o Assistente para limpeza da área de trabalho. Para acessá-lo basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto da sua área de trabalho e em Organizar ícones clique em Executar assistente para limpeza da área de trabalho.

Basta ir clicando em avançar e você vai ver uma lista com os atalhos que não estão sendo utilizados. Ali mesmo, com a ajuda do Assistente você poderá movê-los para uma pasta chamada Atalhos não utilizados da área de trabalho na própria área de trabalho.

Executar Assistente para limpeza da área de trabalho

Isso já ajuda muito, uma vez que nós mesmos temos dificuldades em saber quais programas usamos com maior frequência ou não. Basta seguir as instruções do Assistente e pronto!

Agora, se você é do tipo que gosta de fazer tudo por conta própria e ter o controle total, sem problemas! Você pode e deve de tempos em tempos fazer uma limpeza na sua área de trabalho excluindo os atalhos para programas que você não usa com tanta frequência.

Seja como for, esse é um excelente exercício e é ótimo para lembrarmos quais programas usamos ou não. Lembre-se que excluir um atalho não é o mesmo que excluir ou desinstalar o programa. O programa continua instalado no seu computador e podendo ser acessado através do Menu Iniciar (Iniciar -> Todos os programas).

Eu sinceramente aconselho todos a terem seus principais atalhos na área de trabalho ao alcance de um clique, te faz ganhar tempo e óbvio, produtividade!

Seja como for, a escolha é sua, mas nunca deixe sua área de trabalho entulhada, seu computador agradece e seus olhos também!

Comments

comments