Como Instalar e Configurar Um Microfone No Seu Computador

Parece uma coisa simples, mas o fato é que a maioria das pessoas tem muita dificuldade na primeira vez que vai instalar um microfone. Portanto vamos deixar explicadinho aqui como se faz isso!

Microfone

Imagem: stock.xchng

Antes de mais nada, você precisa conectar o microfone ao computador.

Basicamente é procurar pela sua placa de som na parte de trás do computador (na CPU – A caixa onde tem suas placas e que fica piscando umas luzinhas, onde você coloca o CD :D) e plugar o microfone.

Preste atenção que existem duas formas simples de saber onde plugar o microfone.

Primeiro, se você comprou um microfone com um plug (a ponta do fio que você vai inserir no computador) colorido (geralmente rosa), basta plugar (inserir) o plug rosa na entrada rosa da placa.

Mais simples impossível. Você vai ver a placa e a entrada para o plug. Só existe essa entrada desse tamanho nesse cor, então não tem como errar. E mesmo se o seu plug for preto, o processo é o mesmo.

Agora, se por um milagre a sua placa de som não tem cores nas entradas (eu nunca vi) você pode procurar por uma imagem de um microfone ao lado da entrada. Vai dar trabalho, uma vez que a imagem é minúscula, mas fica aí a dica.

Basicamente é isso, mas pode acontecer de você acertar o plug e fazer tudo certinho, mas na hora de testar o microfone não funciona.

Isso pode acontecer por vários motivos, mas o mais frequente deles é a configuração errada. Muitas vezes o microfone está sem volume nos controles do Windows, então está funcionando, mas você não ouve nada.

Para corrigir isso, veja ao lado do relógio no canto inferior direito da tela um pequeno auto-falante. Clique duas vezes nele para abrir o Controle de volume do Windows.

Ou vá em Painel de controle -> Sons, fala e dispositivos de áudio -> Sons e dispositivos de áudio. Na janela que se abre, clique na aba Voz e em Volume… na opção Reprodução de voz. Você vai ver uma janela como a figura abaixo:

Volume Microfone

Desmarque a opção Sem áudio e deslize o controle do som do microfone para cima (clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste para cima).

Dica: Se você não vê a opção do microfone nessa janela, vá em Opções, Propriedades e na caixinha que é exibida marque opção Microfone (role a barra para ver) e depois clique em OK.

Em seguida, ainda na janela Propriedades de Sons e dispositivos de áudio na opção Gravação de voz, clique em Volume… e na janela que se abre, marque a opção Selecionar do Microfone e aumente o volume como explicado antes. Veja a figura abaixo:

Gravação

Mais uma vez, se a opção Microfone não aparece na janela gravação, faça exatamente como foi explicado na Dica anterior (Opções -> Propriedades -> Microfone -> OK.

Feito isso, seu microfone deve estar funcionando agora. Não?

Tudo bem, vamos a mais uma alternativa:

Ainda na janela Propriedades de Sons e dispositivos de áudio na aba Voz, clique em Testar Hardware como mostra a figura abaixo:

Propriedades deSons e dispositivos de áudio

Isso irá abrir o Assistente para teste de hardware de som do Windows. Basta ir seguindo o que ele pede que serão realizados os testes e você poderá alterar o volume do microfone e das caixas de som com relação ao som do microfone. É bem simples.

Agora, se mesmo assim o seu microfone não funcionar, você de verificar os seus drivers. Para tanto, já falamos sobre isso na nossa série sobre formatação. Clique aqui e confira!