Desativar os Comentários de WordPress em um Post Específico ou em Todos!

Que tal aprender a fechar os comentários em um post específico ou em todos os artigos já publicados no seu blog, seja através do área de edição, seja através do uso de plugins específicos? Então vamos lá!

Que os comentários são fundamentais para um blog, isso ninguém discute. Seja pela porta que abrem para os leitores interagirem com o autor, seja pela oportunidade de conhecer gente nova, não importa. Acredito sinceramente que os comentários são a alma de um blog.

O grande problema é que por vezes nós precisamos desativar os comentários de uma página por razões pessoais ou para evitar problemas com spam nos comentários.

Para tanto o WordPress nos permite ativar ou desativar a função dos comentários em um post específico e também nos oferece plugins que fazem o trabalho muito bem e é isso que vamos aprender agora!

Antes de qualquer coisa, saiba que o WordPress automaticamente ativa a opção de comentários para todos os posts sem exceção. Portanto, se você deseja desativar os comentários de um post seja lá porque motivo for, basta ir até a área de edição normalmente e rolar a barra até Discussion (Discussão). Veja a figura abaixo:

Discussion1

Como você pode ver, tanto a opção dos comentários quanto a opção para trackbacks e pingbacks vem ativada automaticamente. Então, tudo o que você precisa fazer é editar o seu artigo normalmente e quando for publicar basta desmarcar a caixinha Allow comments on this post como mostra a figura abaixo:

Discussion2

Publique seu texto e ele já aparecerá com os comentários fechados. Simples assim!

O mesmo vale para artigos já publicados, com a diferença de que você pode usar um plugin para isso. No caso o Close Old Posts que fecha os comentários dos artigos mais antigos (60 dias ou mais de publicação).

Por default o WordPress apresenta a opção de fechar os comentários após 14 dias da publicação. Com a utilização do plugin Close Old Posts você ganha 46 dias a mais.

Além disso, como eu disse no início do artigo, uma das razões para se fechar os comentários de um determinado artigo pode ser o fato de ter problemas com spam. Uma forma fácil de se livrar de vez do spam nos comentários é utilizar plugins específicos para isso. Por exemplo:

Akismet – Um plugin que verifica os comentários baseado em informação partilhada, filtrando os comentários abusivos.

Math comment spam protection – Este é um plugin baseado em uma operação matemática que não publica o comentário se a operação não for respondida de forma correta. Ajuda a combater os spambots (scripts automatizados para o único fim de espalhar spam pela rede) e também comentários de pessoas que passam rapidamente apenas para deixar um link para o seu próprio site/blog.

Bad Behavior – Um conjunto de scripts em php que param os spambots analisando as urls deles e comparando-as com informações sobre os spamboots já conhecidos.

E é isso! Espero que essas dicas ajudem a, se não terminar, mas ao menos diminuir com o problema do spam!

Comments

comments